[weglot_switcher]

Cidades portuguesas estão oito vezes acima do limite de poluição por veículos diesel

A notícia é dada pelo jornal “Público” que mostra dados da Agência Portuguesa do ambiente que indicam que os níveis nacionais, estão acima dos registados na Alemanha.
26 Abril 2018, 14h00

Os automóveis a diesel estão a elevar os níveis de poluição nas cidades portuguesas oito vezes acima do limite permitido pela Comissão Europeia. O jornal “Público” relata esta quinta-feira que, de acordo com a última norma, a Euro 6, que se encontra em vigor desde 2015, que as emissões de óxido de azoto (NOx) não poderiam ultrapassar as 80 mg/km, mas que nos meios urbanos nacionais se regista um valor de 641 mg/km.

Apesar de ter registado uma melhoria entre 2011 e 2015, Portugal ultrapassou os valores legais permitidos e neste momento a emissão de óxido de azoto, já é superior ao das cidades alemãs que registam 507 mg/km.

Os veículos a diesel continuam a ser dos mais vendidos em território nacional, tal como acontece no resto da Europa. No ano passado as vendas destes automóveis representaram 60,9% do total de vendas dos carros ligeiros de passageiros, ainda assim longe dos 72,3% registados em 2013.

Já as vendas dos carros híbridos ou elétricos têm vindo a subir, tendo representado 4,7% das vendas em 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.