[weglot_switcher]

Cimeira da juventude traz milhares a Lisboa este fim-de-semana

O papel da juventude no desenvolvimento sustentável dá mote à Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e Fórum da Juventude “Lisboa+21”, que até este domingo decorrem no Parque das Nações.
22 Junho 2019, 16h06

Este fim-de-semana todos os caminhos da juventude vão dar ao Parque das Nações, em Lisboa: o Altice Arena acolhe a Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e o Fórum da Juventude “Lisboa + 21”, cujo tema é o papel da juventude na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Vinte e um anos depois, Portugal volta a ser o anfitrião deste encontro mundial. Em 1998, António Guterres era primeiro-ministro, hoje é secretário-geral das Nações Unidas e viajou de Nova Iorque para participar nele. Os trabalhos arrancaram na sexta-feira com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

“É com os jovens que temos de construir objetivos de desenvolvimento sustentável que possam ser alcançáveis. São os 1,8 mil milhões de jovens que darão a herança às próximas gerações comunicando à geração seguinte as premências emergentes do seu tempo”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues, que também tutela a Juventude, em declarações à agência Lusa.

Segundo o ministro, o conhecimento, a influência e a iniciativa dos jovens são essenciais para que possam ser alcançados os objetivos da agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

Cerca de 100 delegações de todo o mundo estão em Lisboa, tendo em conta a condição apresentada por Portugal de que todos as comitivas fossem compostas por, pelo menos, um jovem. A União Europeia, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o espaço ibero-americano estarão significativamente presentes, à semelhança de vários outros estados – do Cazaquistão à República Dominicana, dos Estados Unidos ao Sudão do Sul, do Butão a Santa Lúcia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.