[weglot_switcher]

Cinco escolas portuguesas no Top mundial

Boas notícias para a formação executiva. O ranking global do Financial Times Executive Education 2023, publicado esta semana, inclui cinco escolas portuguesas entre as melhores do mundo. Quatro integram mesmo o Top 50.
27 Maio 2023, 13h00

Boas notícias para a formação executiva. O ranking global do Financial Times Executive Education 2023, publicado esta semana, inclui cinco escolas portuguesas entre as melhores do mundo. Quatro integram mesmo o Top 50.

Esta performance reflete a estratégia e o trabalho realizado pelas Escolas durante anos e consolida a reputação de Portugal como destino de referência para aqueles que lá fora procuram ensino executivo de excelência. Releva, por outro lado, o papel de um país que se quer assumir como exportador de ensino superior.

O ranking global do Financial Times Executive Education é um ranking agregado, construído com base em duas componentes: programas de inscrição aberta (open rank) e programas customizados para empresas (custom rank ). As Escolas são avaliadas tendo em conta metodologias de ensino, qualificação do corpo docente, contribuição para novas competências e aprendizagens e retorno do investimento dos participantes.

Em 2023, no olimpo brilham a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), a Católica Lisbon School of Business and Economics, a Porto Business School, o ISEG – Lisbon School of Economics and Management e o ISCTE Executive Education.

A Nova SBE ascende ao 18.º lugar no mundo, o melhor alguma vez obtido por uma escola portuguesa neste ranking. “Os resultados consolidam a nossa liderança em Portugal, quer nos programas Abertos, quer nos Customizados e revelam que estamos no caminho certo para a criação de uma comunidade de talento e conhecimento com impacto no mundo”, afirma Pedro Oliveira, dean da Nova SBE.

Nos programas abertos, a Escola de Carcavelos é 29.ª no mundo, destacando-se no indicador “Participantes Internacionais”, o que traduz a forte aposta na internacionalização dos programas. No segmento Customizado é 16.ª e destaca-se no indicador “Parcerias com Outras Escolas”, o que reflete sobretudo o nível das organizações suas parceiras.

Os lugares e as estratégias
No mapa mundo da formação executiva, a Católica Lisbon School of Business & Economics é agora 24.ª. A melhor posição de sempre, após uma subida de 26 lugares em apenas dois anos. Para os resultados globais contribuem sobretudo as 41 posições conquistadas nos programas Abertos no acumulado desse período.

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, explica a performance com base na “forte aposta no talento dos nossos professores, na inovação pedagógica e adaptação às necessidades das empresas”. Adianta que a Escola foi uma das três no mundo “com melhor progressão nos rankings” e que “essa trajetória e reconhecimento” só aumentam a responsabilidade de “servir cada vez melhor as necessidades de formação dos profissionais do futuro, acelerando a sua carreira e criando valor para as empresas”.

A Porto Business School continua a destacar-se no ranking, onde pontifica desde 2011. A Escola de negócios da Universidade do Porto alcança o 34.º lugar da classificação geral em 2023, subindo seis posições, face ao ano anterior.

“Numa sociedade em constante transformação, nomeadamente no que diz respeito à inovação digital e tecnológica e à sustentabilidade, continuamos, ano após ano, a ser uma referência internacional na área da formação em gestão e a responder às necessidades atuais dos executivos”, salienta José Esteves, dean da PBS.

O ISEG Executive Education completa a presença nacional no Top 50, assumindo o 47.º lugar da tabela do FT.

João Duque, presidente do ISEG, adianta que a formação de executivos da centenária Escola do Quelhas está “coerentemente inserida numa ótica organizacional onde a criação de valor empresarial se sobrepõe ao sucesso individual, embora não o afaste”. E destaca:“Esta forma de encarar o crescimento da formação no contexto organizacional é reconhecido pelo mercado e por isso reconhecido pelo ranking do FT”.

O Iscte Executive Education figura no grupo das 40 escolas mais bem pontuadas na Europa (Top 40 in Europe) e nas 75 escolas mais bem pontuadas em todo o mundo (Top 75 in the World).

“Este é o ano da confirmação da estratégia que vimos seguindo. A internacionalização ocupa o merecido lugar e fomos devidamente compensados. Se já era o farol, foi agora a vez de o farol iluminar ainda mais”, afirma José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education. “Se dúvidas havia, o caminho está traçado. Continuaremos, pois, a reforçar a aposta internacional da formação de executivos. Queremos ser globais e chegar pelo menos aos 50% de alunos internacionais no fecho de 2024”, revela.

O pódio mundial da formação executiva é ocupado pela business school francesa HEC Paris. A prata vai para espanhola IESE Business School, com campus em Espanha, EUA, Alemanha e Brasil. O pódio fica completo com a também francesa Insead, com campus em Singapura e Emirados Árabes Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.