[weglot_switcher]

Cinco motivos para visitar a Madeira

Sugestões de lugares imperdíveis, delicias inesquecíveis e segredos para uma experiência alternativa e inesquecível na ilha das flores.
19 Agosto 2021, 17h30

Há razões imperdíveis para apanhar o próximo voo e descobrir a Madeira. Uma região rica em natureza, cultura e gastronomia, com mais para surpreender do que os lugares do costume, as experiências usuais ou a gastronomia mais badalada. Descubra sugestões de locais imperdíveis, delícias inesquecíveis e segredos que só quem lá vive conhece.

Sítios incríveis para mergulhar: As piscinas naturais de Porto Moniz são uma paragem obrigatória, mas se quiser uma experiência de banhos num lugar de incrível beleza, há dois sítios que tem de acrescentar ao roteiro: A Doca do Cavacas é um dos lugares mais bonitos para se mergulhar no Funchal. Pitoresco e um perfeito “postal”, é um pequeno complexo balnear com piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar, complementada com estruturas de cimento, umas pintadas de azul e outras de branco. Em segundo lugar, destaque para o Poço dos Chefes, no Vale das Freiras, na zona baixa do Curral. É uma pequena lagoa, com várias poças, rodeada de natureza verdejante, pedras e rochedos de grandes dimensões e animais. Cada vez mais popular, mas sem enchentes, ainda é possível encontrar um rochedo para estender a toalha ao sol, ouvir o canto das cigarras ou desfrutar do silêncio.

A deliciosa gastronomia: Dos frutos – banana, maracujá e goiaba, entre outros – aos alimentos que vêm diretamente do mar – as lapas são um ex-libris, mas não falta o peixe-espada, os caramujos e o atum -, passando pela espetada, o bolo do caco e a Poncha, são muitas as iguarias que tem de experimentar.

O Pastel de Castanha: É típico de Curral das Freiras e uma delicia imperdível feita com os frutos locais. O Bolo de Família ou Bolo Preto é rico em ingredientes típicos como o vinho Madeira e o mel de cana. Os apreciadores de fruta podem deliciar o palato com a Mousse de Anona e os Pastéis de Maracujá. E nunca saia da Madeira sem provar uma Lambeca, os gelados artesanais mais famosos de Porto Santo.

As ondas: os amantes do surf já descobriram a região – a Madeira ficou em 5º lugar no Top de 10 destinos mais famosos para praticar surf em Portugal no Instagram segundo o site Holidu.pt – mas não revelaram os melhores spots. Destacamos o Jardim do Mar, uma das villas de surf originais da Madeira, com poderosas ondas gigantes e uma paisagem de céu aberto, e o Paul do Mar, com boas ondas e uma paisagem entre a serra e o mar.

As cascatas: Sobejamente conhecidas, a Cascata dos Anjos e a Lagoa da Dona Beja são “postais” que ilustram a beleza natural da região mas, no coração da Calheta, encontra-se a Lagoa do Vento. Quem lá quer chegar, tem de estar preparado para uma aventura porque, a partir de determinado ponto, o caminho é pelo coração da natureza, acidentado, irregular e escorregadio. No percurso vai encontrar uma beleza natural enorme, entre a vegetação e as panorâmicas dos vários miradouros. Quando chegar, vai acreditar que o paraíso existe: águas que se precipitam do alto da escarpa da Ribeira do Lajeado e que precedem a queda de água, que banha a lagoa, de água translúcida, cores serenas e envolta numa natureza inspiradora.

Para chegar à região é necessário apresentar um teste negativo realizado 72h antes do embarque ou realizar um à chegada, no aeroporto. Neste último caso, deve seguir para o seu hotel e aí permanecer até à obtenção do resultado, o qual lhe será enviado num período estimado de 6h a 12h.

De referir que a Madeira vai continuar a oferecer um teste a cada visitante – pode ser usado à entrada ou saída da região -, a realizar no aeroporto e nas nas clínicas protocoladas no continente.

Os turistas vacinados têm de apresentar o passaporte ou Certificado de Vacinação validado pelo respetivo país de origem. Os passageiros recuperados da COVID-19 nos últimos 90 dias têm de apresentar um documento que comprove a sua recuperação. O mesmo deverá especificar o tipo de teste, a data da sua realização e a palavra “recuperado”. Se o documento apresentado indicar que o turista recuperou há mais de 90 dias, o seu portador fica sujeito às condições normais, de novo teste e confinamento obrigatório, enquanto aguarda o resultado do mesmo. Em qualquer dos casos, para serem elegíveis de entrada, os turistas devem submeter os respetivos comprovativos, de vacinação e de recuperado, na app Madeira Safe antes da realização da viagem, em língua inglesa para estrangeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.