[weglot_switcher]

Cinco perguntas e respostas: como será o futuro de Harry e Meghan fora da família real?

Depois do anúncio de abandono da vida real pelos duques de Sussex, fica agora a dúvida. Quanto dinheiro têm e como é que Harry e Meghan vão ganhar a vida?
10 Janeiro 2020, 11h41

As notícias de que os duques de Sussex, Harry e Meghan Markle, vão abandonar os seus deveres reais estão a dominar a imprensa britânica e internacional nos últimos dias.

O comunicado surgiu no perfil de Instagram do casal na quarta-feira, mas o pior chegou na quinta-feira com os tablóides britânicos a dizerem que a rainha Isabel, o príncipe Carlos e o duque de Cambridge (avó, pai e irmão de Harry) foram apanhados desprevenidos pelo anúncio.

Os tablóides britânicos há muito tempo que dão conta de rivalidades entre Harry e William e entre Kate e Meghan. O anúncio de abandono da vida real deixou o Palácio de Buckingham “em fúria”, segundo os jornais ingleses.

Seja como for, a única reação oficial da família real foi um comunicado com três frases. “As discussões com o Duque e a Duquesa de Sussex ainda estão numa fase inicial”, disse Buckingham, apontando que este é um “assunto complicado”.

O casal sublinhou que quer independência financeira da família real e, consequentemente, dos contribuintes britânicos. Mas como é que Harry, Meghan Markle e Archie Mountbatten-Windsor vão agora ganhar dinheiro sem o financiamento da família real?

Quanto dinheiro é que os duques ganharam fora da vida real?

Antes de ir viver para o Reino Unido para casar com o príncipe Harry, Meghan Markle era uma atriz norte-americana, que ganhou notoriedade com a série televisiva ‘Suits’. A antiga atriz amealhou 50 mil dólares (45 mil euros) por episódio, somando 450 mil dólares (405 mil dólares) por ano. Antes de subir ao altar com o príncipe britânico, o valor patrimonial de Markle somava 4,8 milhões de dólares (4,3 milhões de euros).

Apesar de contar com o dinheiro da família, Harry recebeu um salário enquanto desempenhou funções na Real Força Aérea Britânica e esteve na guerra do Afeganistão. Ganhou 45 mil dólares (40,5 mil euros) por ano, nos dez anos de funções ativas no exército.

No entanto, o príncipe tem mais valor patrimonial, uma vez que conta com uma fortuna individual de 40 milhões de dólares (36 milhões de euros). A maioria deste dinheiro foi-lhe endossado pela própria Rainha, sendo que quando chegou aos 30 anos de idade, o príncipe recebeu 13,3 milhões de dólares (12 milhões de euros) de um fundo criado pela princesa Diana.

Como é que Harry e Meghan ganham dinheiro com a casa real?

O casal conta com um património total no valor de 33 milhões de libras (38,8 milhões de euros). Contudo, as suas atividades atuais são pagas com recurso a um fundo da família real, sendo que a monarquia tem um património avaliado em 88 mil milhões de dólares (79,22 mil milhões de euros).

Até à data, os duques recebiam fundos da Bolsa Soberana da Rainha, um mecanismo financeiro da monarquia que cobre todo o trabalho da família real, incluindo as despesas para manter residências oficiais do casais e espaços de trabalho. Sabe-se que este fundo soberano apenas cobre 5% dos custos totais dos duques, mas ao desvincularem-se dos títulos reais, o mesmo acontece com o dinheiro.

E agora: como pode o casal ganhar dinheiro fora da vida real?

Antes de pertencer à família real, Markle geriu o seu próprio blog sobre estilo de vida: ‘The Tig’. O conteúdo publicado variava entre entrevistas, guias de moda e cartas pessoais de Meghan Markle. A imprensa estima que a antiga atriz tenha lucrado 61 mil libras (71,8 mil euros) por ano.

Os rumores de que o blog poderia voltar ao ativo surgiram em setembro de 2019 depois de ter sido pedida uma renovação da marca registada ‘The Tig’, sendo esta uma possibilidade. Uma hipótese em cima da mesa que não pode ser descartada é o regresso ao pequeno ecrã.

Por sua vez, Harry foi o responsável pelo lançamento dos ‘Invictus Games’, uma competição para veteranos de guerra que sofreram ferimentos, podendo apostar nesta ligação. O príncipe é também responsável pela criação da iniciativa de viagens sustentáveis Travalyst.

A aposta em organizações de caridade, tanto nos países da Commonwealth como no exterior, o casal pode abordar esta vertente no futuro. O casal pretende que o seu “trabalho de vida” seja focado na conservação de África, à semelhança do trabalho que Diana desenvolveu.

Quando dinheiro tem a família real?

A maioria da riqueza monárquica britânica provém de propriedade e investimentos herdados ainda antes da Rainha se tornar Sua Alteza Real. Ainda assim, os contribuintes britânicos também apoiam financeiramente a família através de uma “concessão soberana” emitida pelo Tesouro britânico, sendo que em 2019 totalizou 104 milhões de dólares (93,7 milhões de euros).

A estimativa do património real em 79,22 mil milhões de euros não inclui as finanças pessoais da Rainha, como por exemplo o negócio dos cavalos, e dos seus parentes enquanto cidadãos particulares, podendo existir muito mais dinheiro ‘escondido’.

Como fica a linha de sucessão ao trono britânico?

Mesmo com a abdicação dos títulos reais, a linha de sucessão da Coroa Britânica permanece na mesma ordem.

Depois da rainha Isabel II, surge o príncipe herdeiro, Carlos. Segue-se o seu primeiro filho, William, duque de Cambridge. Em terceiro lugar na sucessão, segundo o site oficial da Coroa, encontra-se o primeiro filho dos Duques de Cambridge, George, seguindo-lhe a princesa Charlotte e o príncipe Louis em quinto lugar.

Segundo a casa real, o príncipe Harry só se encontra em sexto lugar na linha de sucessão, sendo que Archie Mountbatten-Windsor encontra-se diretamente abaixo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.