PremiumCinema. Como o ‘streaming’ ameaça esvaziar as salas

A Warner abalou Hollywood ao decidir que vai estrear filmes em simultâneo nos cinemas e na plataforma HBO Max. Distantes das ondas de choque, os ‘players’ das salas de cinema nacionais acreditam que 2021 será ano de retoma.

A guerra entre streaming e cinema começou quando ninguém adivinhava que a pandemia vinha a caminho. Tendo produções originais, lançamentos mundiais e orçamentos milionários, as plataformas de streaming como a Netflix, HBO e Amazon Prime deram o primeiro passo, mesmo sem nunca terem declarado guerra aberta ao cinema. Ninguém esperava que as produções das plataformas ganhassem tão depressa o alcance e as proporções que entretanto tomaram e que hoje fossem tão vistas em todo o mundo.

No início do mês, a Warner lançou a bomba que fez muitos em Hollywood perder a cabeça: os seus filmes passam a estrear em simultâneo nas salas de cinema e no streaming da HBO e HBOMax, que irá chegar à Europa na segunda metade de 2021.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Alterações do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura entram em vigor quarta-feira

O Governo aponta que houve “a necessidade de simplificar e ajustar algumas soluções, nomeadamente a respeito do modelo de comunicação da celebração de contratos de prestação de serviço, do regime a aplicar relativamente à prestação social de inclusão, bem como da modalidade contributiva do trabalhador independente”.

Vanguard é o patrocinador oficial da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022

O promotor imobiliário é o patrocinador oficial da 6ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que vai decorrer entre 29 de setembro e 5 de dezembro, revela a empresa liderada por José Cardoso Botelho em comunicado.

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.
Comentários