Cinema Ideal considerado o “Melhor Empreendedor”

Fugindo à norma de que o empreendedorismo está sempre, ou quase sempre, ao serviço das tecnologias digitais, eis que uma sala de cinema portuguesa recebe um prémio de empreendedorismo.

Das “mãos” da Europa Cinemas, o Cinema Ideal, em Lisboa, recebeu o prémio “Melhor Empreendedor”, numa sessão de antestreia nacional de “Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach, em novembro. O prémio foi entregue pelo diretor-geral da associação Europa Cinemas, Claude-Eirc Poiroux e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

O Cinema Ideal, que funciona no espaço onde nasceu a primeira sala de cinema de Lisboa, em 1904, reabriu ao público no final de Agosto de 2014.

Claude-Eric Poiroux parabenizou, na altura em que foram anunciados os vencedores dos prémios Europa Cinemas, “o rápido sucesso do Cinema Ideal, em Lisboa, agora um grande centro cultural no coração da cidade, e a confiança implícita que o seu diretor, Pedro Borges, colocou no cinema como o primeiro lugar para descobrir filmes”, acrescentando que “a abertura do cinema, num contexto económico difícil”, foi uma escolha arrojada e “uma declaração de confiança”.

Pedro Borges agradeceu, afirmando que o prémio da Europa Cinemas “é tanto nosso como de todos os que nos apoiaram neste projeto, e em particular é uma ocasião em que queremos festejar o cinema português, europeu e em geral todo o bom cinema que ao longo de mais de dois anos aqui mostrámos”.

Este prémio da Europa Cinemas vem constatar “que muitas vezes o reconhecimento vem de fora”, sublinhou o mesmo responsável.

Fundanda em 1992, a Europa Cinemas é uma associação que reúne 976 cinemas (num total de 2.337 ecrãs) em 41 países, que tem o apoio da União Europeia através do Programa Europa Criativa.

Desde 2002, que a associação premeia as salas de cinema europeias que se destacam em diferentes áreas: melhor empreendedor, melhor programação e melhores actividades dirigidas ao público jovem.

Recomendadas

PremiumPortugal Ventures passa de prejuízo a lucro de 12 milhões

A sociedade do grupo Banco Português de Fomento registou um aumento de 45% na valorização da carteira de capital de risco, em relação a 2020, o que explicou os resultados líquidos positivos.

Phenix assegura 15 milhões de euros para reduzir o desperdício alimentar

Com este apoio financeiro, a Phenix, que faz parte do movimento Tech For Good, espera atingir a meta dos 10 milhões de downloads na sua aplicação móvel anti desperdício e poupar mil milhões de refeições de serem desperdiçadas até 2024.

Gestora de ativos do Santander e EIT Innonergy lançam fundo de investimento em tecnologia amiga do ambiente

O novo veículo de investimento, cujo montante não foi revelado por aguardar aprovação do regulador dos mercados em Espanha, foi apresentado esta quarta-feira no evento ‘The Business Booster’, que está a decorrer na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Comentários