[weglot_switcher]

CIP: só 5% das empresas estiveram encerradas na semana passada

A tendência da retoma da atividade tem-se acentuado ao longo das últimas três semanas e que permitiu a Rafael Campos Pereira, vice-presidente da CIP, referir que ocorreu a “consolidação do regresso a atividade”.
  • Rafael Campos Ferreira
2 Junho 2020, 08h07

O levantamento das medidas de confinamento e a progressiva reabertura da economia estão a surtir efeitos ao nível da produtividade, uma vez que na semana passada, apenas 5% das empresas permaneciam encerradas, havendo 61% em pleno funcionamento, um valor máximo das últimas quatro semanas.

Esta foi uma das conclusões do quinto inquérito “Sinais Vitais”, realizado em conjunto entre a CIP — Confederação Empresarial de Portugal, e o Marketing FutureCast Lab do ISCTE, cujos resultados foram divulgados esta segunda-feira, que inquiriu 954 empresas.

raNa semana de 4 de maio, 48% das empresas estavam em pleno funcionamento, valor que foi subindo paulatinamente subindo até à semana passada.

Outra das conclusões prende-se com o número de empresas que se mantêm parcialmente encerradas. Na semana passada, mais de um terço das inquiridas (34%) encontravam-se parcialmente encerradas, também um mínimo das últimas quatro semanas.

O inquérito visou questionar as empresas sobre a adoção do regime do teletrabalho, das quais, a esmagadora maioria (92%), disse ter implementado durante a pandemia, com os trabalhadores a registarem elevados valores de aceitação.

Sobre o teletrabalho, Rafael Campos Pereira disse que “tem havido investimento na área tecnológica, na ciber-segurança, e isso permite deslocalizar trabalho em termos geográficos e dar mais flexibilidade aos trabalhadores”.

O vice-presidente da CIP vincou ainda que poderão haver “ajustamentos na organização do tempo de trabalho nas empresas”, mas sinalizou que será preciso fazer uma análise com “muito cuidado porque há setores e segmentos das empresas onde o teletrabalho não é possível e isso obriga-nos a refletir”.

“Não podemos generalizar de forma acrítica o teletrabalho, é um instrumento que passa a ser utilizado com muito maior equidade. Estamos recetivos, interessados e achamos que pode contribuir para alguns ajustamentos”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.