[weglot_switcher]

Citigroup nomeia primeira CEO mulher da história em Wall Street

Jane Fraser chega ao cargo mais importante da instituição financeira depois de 16 anos de serviço, sendo visto internamente como uma das grandes responsáveis pelo reerguer do banco depois da crise de 2008.
10 Setembro 2020, 17h49

O Citigroup fez história esta quinta-feira ao nomear a sua nova líder, Jane Fraser. A nomeação resulta na primeira mulher a chegar ao topo da hierarquia de um grande banco norte-americano, comunicou esta quinta-feira o grupo.

Jane Fraser assumirá a pasta em fevereiro, quando o atual chefe executivo, Michael Corbat, se reformar. A agora responsável pela parte do banco de consumo global tornar-se-á então a primeira mulher a ocupar tal cargo na banca norte-americana, depois de 16 anos na instituição. Fraser conta ainda com passagens pela McKinsey & Company e pela Goldman Sachs.

A nova chefe do grupo financeiro junta-se assim ao restrito lote de mulheres que lideram grandes grupos financeiros, nomeadamente bancos. Apesar disso, o número de mulheres à frente de empresas da Fortune 500, a lista das 500 empresas mais valiosas dos Estados Unidos, nunca foi tão alto.

O Citigroup tem sofrido, como grande parte do setor bancário, com o elevado desemprego e baixas taxas de juro nos EUA. Os seus lucros caíram 73% no segundo trimestre do ano, à medida que o banco se prepara para uma onda de malparado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.