[weglot_switcher]

Claude Berda e Paula Amorim são os novos donos dos ativos turísticos da Herdade da Comporta

Consórcio Vanguard/Properties é o novo dono dos ativos do Fundo da Herdade da Comporta: o Comporta Links e o Comporta Dunes. Rioforte e Novo Banco deram ‘luz verde’ ao negócio, A deliberação sobre a liquidação antecipada do Fundo foi retirada por indicação do Novo Banco. Paula Amorim já reagiu.
27 Novembro 2018, 14h55

A Assembleia de Participantes do Fundo da Herdade da Comporta votou favoravelmente a alienação dos ativos turísticos do Fundo imobiliário ao consórcio composto pela Vanguard Properties, do suíço Claude Berda, e pela Amorim Luxury, de Paula Amorim, por cerca de 158,2 milhões de euros, apurou o Jornal Económico.

A Assembleia, convocada pela Gesfimo, sociedade gestora do Fundo, reuniu na manhã desta terça-feira, no Sana Hotel Lisboa.

Tal como o Jornal Económico noticiou há uma semana, os dois acionistas maioritários do Fundo, a Rioforte (59,%) e o Novo Banco (15,5%), aprovaram a venda dos dois principais ativos ao consórcio Vanguard/Amorim. De resto, houve outros acionistas minoritários que se opuseram ou que se abstiveram.

Fontes próximas do processo confirmaram ao Jornal Económico que a deliberação sobre a liquidação antecipada do Fundo, o segundo ponto da agenda da Assembleia, foi retirado pelo Novo Banco.

José Cardoso Botelho e Paula Amorim já reagiram à compra dos ativos turísticos da Comporta

José Cardoso Botelho, managing director da Vanguard Properties, disse ao Jornal Económico que o consórcio “está muito satisfeito” com a votação a favor da Assembleia e também com os pareceres favoráveis do Ministério Público e do Tribunal Central de Instrução Criminal à concretização do negócio.

Além disso, Cardoso Botelho assinalou que a “Caixa Geral de Depósitos será ressarcida e que perdoou em oito milhões de euros a dívida” que o Fundo tinha para com o banco. “Os outros credores [do Fundo] também terão a situação resolvida”, disse.

Por seu turno, Paula Amorim, em comunicado divulgado, esta terça-feira, disse que “o novo futuro da Comporta começa agora”.

Sobre os projetos turísticos, a empresária frisou que o consórcio que integra acredita “incondicionalmente num modelo de desenvolvimento que garanta a sustentabilidade” da região, apostando na criação de emprego e na qualificação dos espaços públicos.

Os projetos serão abordados “com empenho e sentido de responsabilidade”, explicou Paula Amorim. “Empenho porque acreditamos no potencial da Comporta e do nosso país enquanto destino residencial e de turismo de qualidade (…); sentido de responsabilidade porque é nossa firme intenção garantir esse desenvolvimento respeitando a comunidade local, a natureza e a tradição”.

A Comporta será a próxima aposta da estratégia de crescimento e posicionamento da Amorim Luxury na indústria hoteleira e de lifestyle, através do conceito JNcQUOI.

 

 

 

(atualizada)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.