Cleanwatts e Associação de Futebol de Braga criam comunidade de energia que promove poupança para 20 famílias

A Cleanwatts assinou um contrato para a criação de uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga (AF Braga). Esta CER terá uma central fotovoltaica de 30 kW, com cerca de 60 painéis solares instalados nos telhados da sede da AF Braga, e permitirá apoiar cerca de duas dezenas de famílias.

A Cleanwatts e a Associação de Futebol de Braga avançam com uma comunidade de energia que promove poupança e vai ajudar 20 famílias, diz a empresa de energia em comunicado.

“A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, assinou um contrato para a criação de uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga (AF Braga). Esta CER terá uma central fotovoltaica de 30 kW, com cerca de 60 painéis solares instalados nos telhados da sede da AF Braga, e permitirá apoiar cerca de duas dezenas de famílias carenciadas da comunidade”, lê-se no comunicado.

A empresa diz ainda na nota que se trata de um “projeto com forte impacto ambiental e que aumentará a neutralidade carbónica da instituição, assegurando também a sua independência energética”.

A instalação da central fotovoltaica não implicará qualquer investimento para a AF Braga, sendo este assumido, na totalidade, pela Cleanwatts.

“Esta CER é resultado da parceria entre a Cleanwatts, a AF Braga e a ICEWATT, empresa virada para a estratégia associada às energias renováveis, com grande experiência nas áreas do desporto e do setor social”, diz a empresa em comunicado. Os futuros membros vão usufruir de um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede, com cerca de metade da energia consumida a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo).

Para além disso, “com a criação desta CER a AF Braga torna-se climate-positive, gerando mais 39% de energia verde do que consome e evitando 12 toneladas equivalentes de CO2 por ano”.

José Basílio Simões, Vice-Chairman e Cofundador da Cleanwatts, afirma que é “uma satisfação poder criar uma Comunidade de Energia com a Associação de Futebol de Braga, uma associação centenária, responsável pela organização dos Campeonatos Distritais de futebol de Braga”. O responsável da empresa refere, ainda, que “sendo a AF Braga uma associação desportiva conhecida, também, pelo seu trabalho e pelas suas iniciativas solidárias, dentro da comunidade, está totalmente alinhada com o perfil de parceiro que a Cleanwatts procura para desenvolver Comunidades de Energia, pois estas têm uma forte componente solidária, no apoio a famílias carenciadas e nocombate à pobreza energética”.

José Basílio Simões recorda que “a Cleanwatts tem vindo a trabalhar com clubes e associações desportivas, um pouco por todo o país, e temos em curso a criação de várias Comunidades de Energia em estádios de importantes clubes portugueses, para além da AF Braga, que são projetos muito especiais”. Para o gestor, “há espaço para as Comunidades de Energia no universo desportivo, em Portugal, e esse é um espaço que a Cleanwatts quer trabalhar”.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, comenta a parceria anunciada, dizendo que “a Associação de Futebol de Braga organiza mais de 500 jogos de futebol e futsal por semana, mas hoje a nossa ação já ultrapassa em muito o limite das quatro linhas”.

“A  sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação e esta parceria é a primeira de outras, que anunciaremos em breve, que visam não só nos tornarmos climate-positive, mas também ajudar os nossos clubes a serem mais sustentáveis e a diminuírem a sua pegada ecológica”,  refere o presidente da associação bracarense, acrescentando que “esta parceria tem ainda a enorme vantagem de permitir a redução de custos com a energia a todos os associados e às comunidades que estes atendam com os seus serviços. Estas vantagens financeiras imediatas ganham especial importância no contexto que vivemos, com o aumento vertiginoso dos preços da energia”.

 

Recomendadas

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.

PremiumOaktree, Cerberus e Vanguard na corrida à VIC Properties

A Alantra vai receber esta sexta-feira as propostas não vinculativas para a compra dos ativos da VIC Properties. A Vanguard deverá avançar para o Pinheirinho. Oaktree e Cerberus entre os interessados.

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.
Comentários