[weglot_switcher]

Clima de negócios na Alemanha recua em maio na primeira queda em seis meses

A impulsionar esta evolução estão as expectativas significativamente mais pessimistas dos empresários alemães. Os gestores estão menos satisfeitos com a situação atual. As empresas alemãs estão céticas em relação ao próximo verão.
24 Maio 2023, 10h44

O sentimento da economia alemã sofreu um revés. O Índice de Clima de Negócios do instituto Ifo caiu para 91,7 pontos em maio, face aos 93,4 pontos em Abril. Trata-se da primeira descida após seis aumentos consecutivos.

A impulsionar esta evolução estão as expectativas significativamente mais pessimistas dos empresários alemães. Os gestores estão menos satisfeitos com a situação actual. As empresas alemãs estão cépticas em relação ao próximo verão.

Na indústria transformadora, o clima de negócios está muito pior, com as expectativas a registarem um declínio particularmente acentuado. Esta foi a maior descida desde Março de 2022, após o início da guerra na Ucrânia. A deterioração das expectativas pode ser observada em quase todos os sectores. Os gestores também avaliaram a situação atual como menos positiva e as encomendas recebidas caíram.

O índice no sector dos serviços permaneceu praticamente inalterado. As empresas estavam mais satisfeitas com a sua situação comercial atual, mas estavam mais pessimistas em relação aos próximos meses.

O índice de confiança no sector do comércio registou também um grande declínio. O indicador da situação atual regressou a território negativo após cinco meses em alta e o ceticismo em relação às expectativas aumentou acentuadamente. O sentimento deteriorou-se especialmente no sector grossista.

Na construção, o índice de clima empresarial caiu devido às piores avaliações da situação atual feitas pelos inquiridos. As expectativas permanecem tão pessimistas como no mês anterior, conclui o Ifo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.