Clima económico e atividade económica mantém-se estáveis em Portugal

“A evolução observada no último mês deveu-se ao contributo positivo menos acentuado das componentes material de transporte e de construção”, segundo o INE.

O indicador de clima económico em Portugal, disponível até novembro, e o indicador de atividade económica, disponível até outubro, mantiveram-se estáveis, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

De acordo com os dados disponíveis, o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) manteve-se nos 2,1 pontos em novembro, pelo quarto mês consecutivo. Já o indicador de atividade económica, manteve-se em setembro nos 3,1 pontos, pelo sexto mês consecutivo.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo abrandou em outubro, prosseguindo a desaceleração dos quatro meses precedentes.

“A evolução observada no último mês deveu-se ao contributo positivo menos acentuado das componentes material de transporte e de construção”, sinaliza o INE, lembrando que, em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram subidas homólogas de 10,2% e 14,1% em outubro, respetivamente (7,5% e 11,3% em setembro).

Recomendadas

Lagarde avisa que taxas de juro vão continuar a subir

Dados da inflação na zona euro em novembro vão ser conhecidos esta semana. BCE reúne-se em meados de dezembro.

Cáritas já recebe pedidos de quem não consegue pagar empréstimo da casa

“O pânico foi imediato. O receio das pessoas, a angústia com que se aproximavam de nós a dizer ‘ai, se eu perco a minha casa’. É que nós tivemos uma crise em que houve muita gente a perder a casa; é recente ainda, está na memória das pessoas – 2008”, afirmou Rita Valadas.

Expectativas de exportação na Alemanha aumentam em novembro, diz Ifo

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações.
Comentários