[weglot_switcher]

Clima económico em Portugal aumentou em fevereiro

O indicador de clima económico, já disponível para fevereiro, “aumentou, interrompendo o movimento descendente observado nos três meses precedentes”, segundo o INE:
19 Março 2019, 11h08

Tanto o indicador de atividade económica, até janeiro, como o de clima económico até fevereiro aumentaram, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta terça-feira.

Segundo a “Síntese Económica da Conjuntura”, o indicador de atividade económica aumentou em janeiro, após ter estabilizado em novembro e dezembro. Já o indicador de clima económico, já disponível para fevereiro, “aumentou, interrompendo o movimento descendente observado nos três meses precedentes”.

A informação dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) e janeiro, aponta para, em termos nominais, uma “estagnação na indústria e um abrandamento nos serviços. Em termos reais, verificou-se uma diminuição do índice de produção da indústria e uma desaceleração do índice de produção da construção”.

O índice de volume de negócios nos serviços (incluindo comércio a retalho) desacelerou em janeiro, retomando a trajetória descendente iniciada em agosto.

Na indústria, o índice de volume de negócios “passou de uma taxa de variação homóloga de 1,0% em dezembro para uma variação nula em janeiro, dando continuidade ao perfil descendente registado desde julho”.

Já na construção, o índice de produção desacelerou nos últimos três meses (com taxas de variação de 3,9%, de 3,2% e de 2,2%), após ter acelerado entre agosto e outubro.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.