Numa altura em que as competições desportivas estão suspensas por todo o mundo e quando na Europa os altos responsáveis da UEFA avaliam de que forma o atual cenário vai impactar no desporto-rei, o CIES – Observatório do Futebol revelou esta segunda-feira que já há seis equipas cujos plantéis valem mais de milhões de euros. Duas encontram-se na primeira liga espanhola e as restantes quatro pertencem ao principal escalão do futebol inglês, a Premier League.
Com um valor agregado de 1.405 milhões de euros, o clube mais valioso do mundo é o Liverpool, campeão europeu de clubes em título e líder destacado da Premier League. A equipa comandada por Jürgen Klopp lidera este G6 do futebol, à frente do Manchester City de Bernardo Silva e João Cancelo cuja cotação do plantel ascende aos 1.361 milhões.
.@LFC at the top of the @CIES_Football rankings for most valuable squad from a transfer value perspective! Six clubs valued at more than €1⃣ billion! Data for all big-5 league clubs ➡️ https://t.co/fuEPOmlocd pic.twitter.com/hGwDazElcQ
— CIES Football Obs (@CIES_Football) March 16, 2020
O terceiro da lista é o Barcelona de Lionel Messi e Nelson Semedo, sendo avaliado em 1.170 milhões de euros. O campeão em título da La Liga supera o ríval Real Madrid em 70 milhões, uma vez que o plantel merengue está avaliado em 1.100 milhões de euros.
O quinto e sexto lugar neste clube exclusivo dos maiores portentos económicos e desportivos do futebol são ocupados pelo Chelsea (1.008 milhões de euros) e pelo Manchester United de Bruno Fernandes (1.007 milhões de euros), respetivamente. A valorização do plantel dos Blues deve-se ao “aparecimento de muitos jovens talentos, após a proibição de transferências imposta pela FIFA”, salienta o CIES.
A avaliação foi feita com base na análise do valor de mercado dos vinte jogadores mais valiosos de cada plantel das equipas das cinco principais primeiras ligas de futebol da Europa, vulgo Big 5 (Premier League, La Liga, Serie A e Ligue 1).