A Câmara Municipal de Lisboa abriu o programa de apoio às famílias e proprietários para compensar os prejuízos de mau tempo. O programa tem uma dotação total de três mil euros e as candidaturas do programa abrangem danos em bens móveis ou condições de habitabilidade.
O projecto tem como objectivo a atribuição de apoios financeiros para repor as condições de habitabilidade nas habitações afectadas pelas condições meteorológicas adversas que se sentiram no passado mês de dezembro de 2022.
Para este programa podem candidatar-se proprietários, arrendatários, usufrutuários e comandatários de fogos habitais, uma vez que o apoio abrange os danos em bens móveis das habitações e nos próprios fogos habitacionais. No entanto, os veículos automóveis estão excluídos do apoio, bem como bens cobertos por seguro.
A CML atribui uma verba de mil euros às famílias que não têm crianças e idosos a seu cargo e o valor de dois mil euros às famílias que têm crianças e idosos.
A candidatura para este programa termina 21 de março e é necessário o preenchimento de um registo.
Por sua vez, os proprietários de imóveis não habitacionais podem ver o apoio do mau tempo chegar aos dez mil euros. Neste caso, o prazo para as candidaturas termina a 31 de janeiro.
O apoio visa ajudar à reparação, aquisição de equipamentos, reposição de stocks danificados ou obras necessárias nos estabelecidos comerciais. Este programa tem uma dotação global de 750 mil euros.