CMVM proíbe vendas a descoberto das ações do BPI na quinta-feira

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu hoje proibir as vendas a descoberto das ações do BPI na bolsa de Lisboa na quinta-feira, depois de as ações do banco terem perdido mais de 13%. Em comunicado hoje emitido, o regulador do mercado justifica a decisão com o “poder de restringir temporariamente a venda […]

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu hoje proibir as vendas a descoberto das ações do BPI na bolsa de Lisboa na quinta-feira, depois de as ações do banco terem perdido mais de 13%.

Em comunicado hoje emitido, o regulador do mercado justifica a decisão com o “poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço”, como foi o caso com os títulos do BPI, que hoje recuaram 13,05%.

A CMVM argumenta ainda que esta “flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo”.

A deliberação de proibir as vendas a descoberto das ações do BPI “não é aplicável à atividade de criação de mercado”, acrescenta a instituição liderada por Carlos Tavares.

As ações do BPI lideraram as perdas no principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, e recuaram 13,05% para 1,086 euros, depois de ter sido divulgado um aumento da exposição indireta ao Estado angolano e ao Banco Nacional de Angola e de o banco liderado por Fernando Ulrich ter assumido oficialmente o seu interesse no Novo Banco.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

“Sedes quer que escolas escolham professores a partir de uma lista”; “Governo sobe para 10.500 euros por ano fasquia para não pagar IRS em 2024”; “Salários do Estado perdem peso no PIB”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

O INE divulga hoje as estatísticas de rendas da habitação ao nível local no segundo trimestre do ano, os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores deste mês e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de agosto. Nos EUA, faz-se inventário ao crude, aos destilados e aos combustíveis.

Cinco milhões para ações de emergência na serra da Estrela até final do ano

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse que o Fundo Ambiental disponibiliza, até ao final do ano, cerca de cinco milhões de euros para ações de emergência.