[weglot_switcher]

Cofina está a averiguar com autoridades motivos para que os seus sites tenham ficado inacessíveis

Empresa informou que os sites do Record, Correio da Manhã, CMTV, Sábado e Jornal de Negócios retomaram a atividade desde o início da tarde e que “os demais títulos passarão a estar disponíveis nas próximas horas”.
  • Cofina detém os títulos do “Correio da Manhã”, do “Jornal de Negócios”, da revista “Sábado” e do diário desportivo “Record”, entre outros, e quer adquirir a dona da TVI.
6 Fevereiro 2022, 17h25

A Cofina Media está a averiguar com as autoridades os motivos que levaram a que os sites do grupo tenham estado inacessíveis durante este domingo, 6 de fevereiro, informou a empresa, em comunicado.

“Os sites dos meios detidos pela Cofina Media estiveram, durante uma parte da noite e da manhã, inacessíveis devido a problemas técnicos que motivaram a sua indisponibilidade”, refere a empresa, acrescentando que se encontra, “em conjunto com as autoridades, a averiguar a origem que motivou esta indisponibilidade”.

A Cofina Media informou que os sites do Record, Correio da Manhã, CMTV, Sábado e Jornal de Negócios retomaram a atividade desde o início da tarde e que “os demais títulos passarão a estar disponíveis nas próximas horas”.

Acrescenta que, “em nenhum momento, os sistemas da Cofina Media ou do seu ‘site’ institucional (cofina.pt) estiveram indisponíveis” e garante que, “independentemente da origem que venha a ser apurada”, os dados dos assinantes e dos jornalistas, “nomeadamente ‘emails’, estiveram sempre salvaguardados”.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar se esta situação resulta de um “eventual ataque informático” e a avaliar indicadores que possam levar aos autores, segundo afirmou fonte da instituição à agência Lusa.

De momento, segundo a mesma fonte da PJ, ainda “não está comprovado” que o ataque informático tenha sido causado pela organização Lapsus$, os ‘hackers’ que em janeiro atacaram o grupo Impresa, nomeadamente o Expresso e a SIC, impossibilitando-os de publicarem notícias nas redes sociais durante dias.

O “Público” noticiou, contudo, que, poucos minutos após a falha, no grupo de Telegram dos Lapsus$ foi destacada a publicação feita pelo Correio da Manhã, que referia “problemas técnicos” para a indisponibilidade da página na internet.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.