[weglot_switcher]

Colômbia termina hoje fase de desarmamento das FARC

A Colômbia encerra esta terça-feir aa etapa de entrega de armas das FARC, marcando o fim da principal tarefa da missão da ONU na Colômbia. O local onde serão colocadas terá monumentos pela paz.
15 Agosto 2017, 13h15

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia concluirão, esta terça-feira, 15 de agosto, a entrega de armas da organização guerrilheira em 26 regiões transitórias de normalização – áreas que reúnem cerca de 7 mil membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) durante a desmobilização do grupo. Além disso, vão formalizar a conversão imediata dessas regiões em Espaços Territoriais de Capacitação e Reintegração de ex-combatentes, segundo as informações da agência de notícias argentina Télam.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a remoção de armas foi concluída em 20 das 26 regiões transitórias para atender ao acordo de desarmamento do processo de paz, negociado durante quatro anos em Havana e firmado em novembro do ano passado na capital colombiana, Bogotá.

Nos seis locais restantes, incluindo Pondores, no povoado de Fonseca Guajira, a entrega de armas será concluída esta terça-feira. Em seguida, numa cerimónia simples, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e Iván Márquez, um dos líderes das FARC, vão dar por concluída a etapa de desarmamento do grupo guerrilheiro no povoado de Funza, próximo a Bogotá.

Segundo o jornal El Tiempo, a celebração marca o fim da principal tarefa da missão da ONU na Colômbia: garantir a entrega das armas pelas FARC e o seu depósito num local onde serão convertidas, mais tarde, em monumentos pela paz.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.