Comboio de alta velocidade vai ligar cidades santas de Meca e Medina na Arábia Saudita

A linha ferroviária espanhola, entre as duas cidades sauditas, foi construída pelo consórcio espanhol Al Shoula e será percorrida por comboios AVE (Alta Velocidad Española). Inauguração e primeira demonstração estão agendadas para o dia 31 de dezembro.

9. Arábia Saudita

A linha ferroviária de alta velocidade que vai ligar as cidades santas de Meca e Medina, na Arábia Saudita, vai ser inaugurada e percorrida pela primeira vez amanhã, dia 31 de dezembro, a par de uma demonstração de serviço e sistemas. Trata-se de uma linha de comboios AVE (Alta Velocidad Española) e foi construída por um consórcio espanhol, denominado Al Shoula.

De acordo com o jornal espanhol “El Economista”, o consórcio Al Shoula tinha assumido o compromisso com o reino saudita de realizar uma demonstração na nova linha ferroviária até ao final de 2017. Apesar de sucessivos atrasos nas obras de construção, nomeadamente, em estações que foram subcontratadas a empresas locais, a demonstração vai mesmo ocorrer no último dia do prazo estabelecido.

A demonstração vai arrancar da estação de Medina e será finalizada em Medina, com viajantes convidados (entre os quais vários representantes das autoridades sauditas e espanholas). Representa o penúltimo passo antes da homologação da linha ferroviária para ser explorada comercialmente. Nas dez a 12 semanas seguintes, o consórcio Al Shoula vai levar a cabo – de forma regular – duas viagens para cada sentido, às sextas-feiras e sábados. E depois desse período de provas vai passar a funcionar em pleno.

Relacionadas

Arábia Saudita vai autorizar salas de cinema a partir de 2018

A Arábia Saudita vai autorizar a abertura de salas de cinema a partir de 2018, pondo fim a uma interdição em vigor há 35 anos, anunciou hoje o Ministério da Cultura do governo de Riade.

Arábia Saudita atacou capital do Iémen em retaliação

Depois da aparente solução encontrada para o Líbano, os sauditas envolvem-se em mais uma escalada de violência, na tentativa de vingarem a morte de um ex-presidente às mãos dos xiitas.
Recomendadas

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.

Angola cresce 3,5% este ano, mas abranda para 1,8% em 2023

“O forte crescimento de Angola este ano dificilmente vai prolongar-se para 2023, já que a produção petrolífera deverá regressar à tendência decrescente”, lê-se numa análise às maiores economias da África subsaariana, região que deverá ver o PIB deste ano expandir-se 3,3%, abrandando face aos 4,4% do ano passado.

China diz que EUA estão a enviar “sinais perigosos” sobre Taiwan

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês deixou claro que uma escalada das atividades independentistas torna difícil um acordo pacífico, no que diz respeito a Taiwan,
Comentários