[weglot_switcher]

Comboios da Fertagus cada vez mais próximos da saturação

Empresa do Grupo Barraqueiro reforçou os níveis de serviço, mas a taxa de utilização do material circulante está quase nos 100%. A pressão da procura acentuou-se em 2019, ano em que a empresa registou novo recorde de passageiros, um total de 24 milhões, mais 14% que no ano precedente.
3 Fevereiro 2020, 17h47

O material circulante utilizado pela Fertagus na travessia ferroviária da ponte 25 de Abril está próximo de atingir o grau de saturação, com a respetiva taxa de utilização prestes a atingir os 100%.

“Atualmente, o material circulante da Fertagus está a ser usado a uma taxa próxima dos 100%, estando em operação diariamente 17 unidades quádruplas elétricas das 18, encontrando-se uma em manutenção”, esclarece um comunicado da concessionária controlada pelo Grupo Barraqueiro.

Mesmo assim, face à crescente pressão da procura, em particular durante o período da tarde, a Fertagus reforçou a sua oferta, introduzindo, a partir desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, um novo horário durante a tarde, todos os dias úteis.

Segundo um comunicado da empresa, a nova ligação sairá de Lisboa às 16:33 horas, tendo chegada prevista a Coina às 17:06 horas. “Este novo horário será efetuado com um comboio duplo (oito carruagens) havendo ainda mais um horário que passa a duplo, de quatro para oito carruagens e que tem partida de Roma-Areeiro às 16:23”, esclarece o referido comunicado.

“A Fertagus decidiu, também, ajustar o ‘layout’ das suas carruagens de forma a acomodar mais 48 lugares por deslocação”, adianta o comunicado da transportadora ferroviária.

Os responsáveis da Fertagus revelam ainda a procura pelos serviços da empresa cresceu 40% desde que foi introduzido pelo Governo, em meados de 2019, o PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos.

“Perante esta esperada pressão da procura, a Fertagus formou e contratou mais maquinistas no sentido de garantir mais horários e maior fluidez do serviço, tendo aumentado de imediato a oferta em 10% nas ligações entre Lisboa e Setúbal. Também contratou mais operadores comerciais para garantir um alargamento do horário das bilheteiras”, asseguram os responsáveis da Fertagus.

Em resultado deste aumento da procura, a Fertagus transportou mais de 24 milhões de passageiros em 2019, o que representa um novo recorde da transportadora ferroviária e um acréscimo de cerca de 14% face aos cerca de 21 milhões de passageiros transportados no ano anterior, tendo o crescimento sido de maior intensidade, na casa dos 40%, no segundo semestre.

“Diariamente, a Fertagus transporta em média 98 mil passageiros, o que permite retirar da Ponte 25 de Abril cerca de 30.000 viaturas por dia, evitando a emissão de 780 mil toneladas de CO2 [dióxido de carbono]”, conclui o comunicado da Fertagus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.