[weglot_switcher]

Autovoucher. Governo vai dar bónus de 20 euros por consumidor em março e triplicar apoio aos transportes coletivos

Esta é uma das medidas anunciadas pelo Governo e que visa mitigar o aumento do preço dos combustíveis. Além desta, o Governo decidiu suspender a atualização da taxa de carbono até junho de 2022 e para os transportes colectivos foi triplicado o apoio aos combustíveis.
4 Março 2022, 19h56

Na sequência do aumento expressivo do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana, o Ministério das Finanças anunciou esta sexta-feira um conjunto de medidas que visam colmatar o aumento da despesa dos portugueses, entre elas surge o anúncio de que o Governo vai aumentar o bónus do Autovoucher de cinco para 20 euros já a partir deste mês. O programa que estava previsto para terminar em março será estendido até junho de 2022.

Além desta medida, o Governo decidiu manter “congelada” a atualização da taxa de carbono até junho de 2022, uma medida “que permitiu poupar cinco cêntimos na gasolina e gasóleo” durante o mês de janeiro aos consumidores, anunciou esta sexta-feira João Leão, ministro das Finanças, em conferência de imprensa. O aumento previsto para o final de março era de cinco cêntimos por litro.

“O conflito entre a Ucrânia e a Rússia veio a agravar o preço da energia e em particular o preço dos combustíveis”, disse o responsável, que afirmou que a tendência poderá manter-se e que por isso o Executivo de Costa viu-se forçado a “agir de imediato”.

Anunciadas as medidas, o responsável pela pasta das Finanças anunciou que o novo pacote para amenizar aumento dos combustíveis vai custar 140 milhões ao Estado e que não vai comprometer a recuperação económica do país.

“A OCDE coloca Portugal como o país que vai crescer mais entre toda a organização este ano”, argumenta.

Além do consumidor, o Governo anunciou também medidas de apoio ao transportes coletivos face ao aumento do preço dos combustíveis, passando os táxis e autocarros de serviço de passageiros a beneficiar de um desconto de 30 cêntimos por litro, em vez dos atuais 10 cêntimos, com um limite de 380 litros mensais para os táxis e de 2.100 litros para os autocarros.

“Desta forma estamos convencidos de que vamos atenuar muito significativamente o aumento do preço dos combustíveis. Em complemento estamos preocupados com o impacto que o preço do gás, inevitavelmente trará, aumentos”, explicou João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática durante a conferência de imprensa.

Devido ao escalar do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o preço dos gasóleo deverá subir já na próxima semana 14,5 cêntimos enquanto que a gasolina encarecerá oito cêntimos, fazendo desta a décima subida consecutiva e o maior aumento semanal de sempre. O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) já reagiu às notícias e admitiu não ter memória de uma “subida tão grande” do preço dos combustíveis

O Autovoucher foi uma iniciativa apresentada pelo Governo em outurbo de 2021 e que estava previsto para durar cinco meses. A iniciativa, que conta com mais de 1,6 milhões portugueses inscritos até ao momento, tinha como objetivo atribuir um reembolso de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores, que até meados de fevereiro receberam cerca de 26 milhões de euros. Para beneficiar do Autovoucher é preciso estar registado na plataforma do IVAucher.

Mas o apoio poderá não ser suficiente. Esta sexta-feira, a BA&N Research Unit divulgou cálculos que indicam que o agravamento do preço dos combustíveis irá constituir uma fonte adicional de receita para o Estado. Segundo a análise, e considerando os novos preços médios, a receita gerada pela gasolina e gasóleo para os cofres do Estado irá ascender, diariamente, a 11,5 milhões de euros.

Notícia atualizada às 20h21

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.