[weglot_switcher]

PCP reúne-se no primeiro congresso depois de acordo com o PS

Na reunião magna dos comunistas também servirá eleger um novo Comité Central e para fazer um balanço ao acordo de governação com o PS.
2 Dezembro 2016, 11h11

O XX Congresso do PCP começa hoje em Almada. Até domingo, 1200 delegados, vão eleger um novo Comité Central, renovar a liderança de Jerónimo de Sousa e analisar o acordo de governo com o PS.

O lema do congresso é: “PCP – com os trabalhadores e o povo, democracia e socialismo”, e o secretário-geral, Jerónimo de Sousa, fará a intervenção de abertura.

Os delegados vão começar por eleger os membros para a presidência do congresso, aprovar a ordem de trabalhos e o horário, o secretariado, a comissão de verificação de mandatos, a comissão de redação para a proposta de resolução política e a comissão eleitoral.

Após ter aprovado dois Orçamentos do Estado no âmbito do acordo de governo com o PS, as intervenções políticas dos comunistas não deixarão de vincar as diferenças face aos socialistas.

O encerramento do primeiro dia está previsto para as 20 horas.

Os delegados voltam a reunir-se no sábado, para o segundo dia de intervenções políticas e para a eleição, por voto secreto, dos novos membros do Comité Central, os quais vão depois escolher o secretário-geral, os membros dos organismos executivos e da Comissão Central de Controlo.

Segundo dados do PCP, o mais antigo partido político português, com 95 anos, desde a última reunião magna, em 2012, os comunistas recrutaram mais 5300 militantes, contando atualmente com 54.280 militantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.