[weglot_switcher]

Começou a retirada de migrantes da “selva” de Calais

Operações de desmantelamento do maior campo de refugiados já tiveram início. Os mais de 6 mil refugiados serão levados para centros de acolhimento espalhados pela França.
24 Outubro 2016, 13h29

As autoridades francesas começaram, esta segunda-feira, o processo de desmantelamento do campo de refugiados de Calais, no norte do país, e a transferência dos cerca de 6 400 migrantes que aí residentes para centros de acolhimento em todo o país.

O primeiro autocarro com migrantes partiu esta manhã do campo de refugiados de Calais, menos de uma hora depois do início das operações de limpeza, com 50 sudaneses, rumo à região da Borgonha.

As agências humanitárias alertam as autoridades para o risco de resistência de alguns migrantes ao realojamento.

Desde o anúncio do desmantelamento, as tensões entre a polícia e os refugiados têm aumentado. Durante o fim-de-semana, vários polícias foram atingidos por pedras e outros materiais, obrigando a polícia a responder com gás lacrimogéneo.

As autoridades estimam que as operações de evacuação do campo durem três dias, estando previsto para quarta-feira o fim da retirada dos refugiados. Depois disso, a “selva” de Calais, símbolo da incapacidade da França em dar resposta à pior crise migratória do pós-guerra, deverá ser completamente destruída.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.