Comissão aumenta apoios ao emprego jovem

Reforço situa-se na ordem dos dois mil milhões de euros para programas de combate ao desemprego.

A Comissão Europeia anunciou que vai reforçar os fundos destinados ao combate ao desemprego dos jovens num montante de dois mil milhões de euros, sendo 50% oriundos do Fundo Social Europeu.

De acordo com dados revelados pela comissária do Emprego, Marianne Thyssen, fez um balanço positivo do programa Garantia Juvenil, cuja dotação inicial até 2020 se situava nos 6,4 mil milhões de euros.

Em causa estão apoios para que jovens entre os 15 e os 24 anos possam ter a chegada ao mercado laboral menos armadilhada com obstáculos, incluindo formação de cariz mais prático ou de âmbito novo num prazo máximo de quatro meses após completarem os estudos.

Thyssen deixou bem vincada a importância do referido programa: “Estabeleceu a diferença nas vidas de mais de nove milhões de jovens.” Perto de 80% de jovens franceses e 60% de alemães foram dos mais beneficiados com este tipo de apoios.

 

Recomendadas

Há sete anos que o desemprego jovem é mais do dobro da taxa global, alerta estudo

Desde 2015 que o desemprego jovem é mais de 2,5 vezes superior ao desemprego total. Livro Branco recomenda nomeadamente reestruturação do sistema produtivo e melhoria da articulação entre o ensino e o mercado laboral.

Fitch revê em alta crescimento da zona euro para 0,2% em 2023, piora PIB mundial

A Fitch reviu “ligeiramente o crescimento da zona euro para 0,2%” em 2023, face a uma contração de 0,1% anteriormente, mas alterou para pior as estimativas a nível mundial, com o PIB a crescer 1,4%.

Crise/Energia: Preço médio semanal da ERSE sobe 0,9% para gasóleo e 1,0% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 0,9% para o gasóleo e 1,0% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.
Comentários