[weglot_switcher]

Comissão Europeia: “Ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a UE”

“O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência, em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de proteção civil portuguesas”, explicou ainda o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.
14 Agosto 2017, 13h19

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises agradeceu esta segunda-feira o apoio que tem sido disponibilizado a Portugal no combate aos incêndios que lavram no país.

Christos Stylianides afirmou que “ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a União Europeia”, tendo em conta que o país, a Europa e todos os meios que auxiliam a travar as chamas “estão a enfrentar um verão muito difícil e a sua dedicação e coragem são um exemplo para todos”.

“O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência [que neste verão já apoiou Portugal, França, Itália, Montenegro e Albânia], em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de proteção civil portuguesas e segue todos os desenvolvimentos”, explicou o responsável da Comissão Europeia, fazendo um agradecimento especial a Espanha por prestar apoio rapidamente.

Portugal conta pela segunda vez com o auxílio deste mecanismo europeu só neste verão, depois dos incêndios de Pedrógão Grande, no passado mês de junho. Face ao pedido de apoio por parte do país, Espanha ofereceu mais de 120 bombeiros, 27 veículos e três aviões e a instituição liderada por Jean-Claude Juncker ofereceu o cofinanciamento de 85% dos custos de transporte a esses países solidários.

Na quinta-feira, 11 de agosto, o governo português acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e obteve automaticamente resposta positiva de um avião Canadair italiano, segundo noticiou à agência Lusa. Uma fonte oficial do Ministério da Administração Interna indicou ainda que o Executivo português já fez o pedido formal de ajuda aos Estados-membros da União Europeia em matéria de proteção civil para fazer face aos focos quentes que deflagram no país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.