Comissão Europeia e FEI lançam apoio a microfinanciamento

Janela de investimento é a nova iniciativa para apoiar intermediários financeiros abrangidos pelo Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social.

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) criaram um novo apoio para fornecedores de microfinanciamento e de financiamento de empresas sociais. A iniciativa visa negócios desenvolvidos no âmbito do programa europeu para o Emprego e a Inovação Social (EaSI).

Chama-se janela de investimento do EaSI para o desenvolvimento das capacidades e o projeto visa reforçar as capacidades de financiamento destes intermediários selecionados. Os dois parceiros nesta iniciativa esperam que o ecossistema para o microfinanciamento e o empreendedorismo social se reforcem com mais investimentos nas economias europeias.

A comissária da União Europeia Marianne Thyssean, que inaugurou a janela, acredita que o projeto vai “ajudar os intermediários financeiros selecionados a desenvolver as suas atividades a longo prazo e fornecer um acesso contínuo a financiamento por parte das microempresas e das empresas sociais da Europa. Responde às necessidades das instituições financeiras que desejam desenvolver as suas capacidades e reforçar a oferta no mercado”.

A janela de investimento do EaSI para o desenvolvimento das capacidades do programa da UE, EaSI, que foi criado em junho de 2015 e apoia intermediários financeiros com perfil de risco que oferecem microcréditos a empresários ou financiamento as empresas sociais. O contributo do FEI irá consistir na atribuição de investimentos em capita próprio como capital de arranque ou de risco.

Relacionadas

Cinco PME portuguesas inovadoras financiadas pela União Europeia

Na primeira fase do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020 da União Europeia foram selecionadas para financiamento 184 PME’s, sendo que cinco são portuguesas.

Portugal 2020: empresas já receberam 460 milhões em fundos europeus

Governo diz que superou meta para o final deste ano, com fundos distribuídos a 3.650 empresas e que potenciam investimento total de 587 milhões de euros.

Investir não vai ficar mais fácil em 2017

Quem quiser obter retornos vai ter de continuar a assumir riscos no próximo ano. Analistas preferem EUA, Ásia e emergentes.
Recomendadas

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.
Comentários