[weglot_switcher]

Comissão Europeia lança consultas públicas sobre ecologização e digitalização do ecossistema da mobilidade

A consulta sobre a via de transição para o ecossistema da mobilidade está aberta até 31 de março de 2022.
24 Janeiro 2022, 20h00

A Comissão Europeia lançou hoje, dia 24 de janeiro, os processos de consultas públicas sobre a ecologização e a digitalização do ecossistema da mobilidade, transportes e automóvel.

“A Comissão convida hoje as partes interessadas a refletirem e a darem o seu contributo sobre a transição do ecossistema de mobilidade, abrangendo os sectores automóvel, marítimo e ferroviário. A Comissão solicita agora às empresas de todo o ecossistema, às autoridades públicas, aos parceiros sociais, às organizações de investigação e a todas as partes interessadas que exprimam os seus pontos de vista sobre a forma como o ecossistema da mobilidade pode realizar as transições ecológica e digital, aumentando simultaneamente a sua resiliência”, anuncia um comunicado do RAPID, gabinete da representação em Portugal da Comissão Europeia.

De acordo com esse documento, “todos estão convidados a ajudar a definir melhor os custos, as necessidades e as condições para acompanhar a transformação do ecossistema de mobilidade industrial”.

“Através deste processo de cocriação, será finalizado no decurso de 2022 um plano acordado conjuntamente, denominado via de transição. A Comissão propôs o desenvolvimento de vias de transição em diferentes ecossistemas na atualização da ‘Estratégia Industrial’, de maio de 2021, como parte dos esforços para acelerar as transformações ecológica e digital da indústria europeia. A atualização foi acompanhada do primeiro relatório anual sobre o mercado único, que apresenta uma análise dos desafios enfrentados pelos diferentes sectores industriais e serve de ponto de partida para uma análise mais aprofundada e a preparação das vias de transição, com o objetivo de desenvolver vias de transição para todos os ecossistemas relevantes”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis da Comissão Europeia assinalam ainda que “o ecossistema da mobilidade prossegue agora o trabalho já lançado para os ecossistemas do turismo, das indústrias com utilização intensiva de energia, da construção e da economia social e de proximidade”.

A consulta sobre a via de transição para o ecossistema da mobilidade está aberta até 31 de março de 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.