[weglot_switcher]

Comissão Europeia multou Qualcomm em 242 milhões de euros

Segundo os responsáveis de Bruxelas, a Qualcomm vendeu a um preço abaixo do custo, com o objetivo de forçar a sua concorrente Icera a sair do mercado, o que é ilegal nos termos das regras de concorrência da UE.
18 Julho 2019, 16h44

A Comissão Europeia multou a empresa norte-americana Qualcomm em 242 milhões de euros por abuso da sua posição dominante no mercado de circuitos integrados de banda de base 3G.

Segundo os responsáveis de Bruxelas, “a Qualcomm vendeu a um preço abaixo do custo, com o objetivo de forçar a sua concorrente Icera a sair do mercado, o que é ilegal nos termos das regras de concorrência da UE”.

A este propósito, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, defendeu que “os circuitos integrados de banda de base são componentes chave para os aparelhos móveis possam ligar-se à internet”.

“A Qualcomm vendeu estes produtos a um preço abaixo do custo para clientes chave com a intenção de eliminar um competidor. O comportamento estratégico da Qualcomm travou a concorrência e a inovação neste mercado, e limitou a escolha disponível aos consumidores num setor com uma grande procura e potencial para tecnologias inovadoras”. Como isto é ilegal de acordo com leis anti-cartel da UE, decidimos hoje multar a Qualcomm 242 milhões de euros”, explicou Margrethe Vestager.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.