[weglot_switcher]

Comissão Europeia proíbe utilização do aditivo alimentar dióxido de titânio a partir deste verão

O dióxido de titânio era utilizado para conferir a cor branca a muitos alimentos, deste pastas para barrar a sopas, molhos ou suplementos alimentares.
15 Janeiro 2022, 13h22

Reforçando a vertente de atuação em relação à segurança dos alimentos, a Comissão Europeia anunciou que vai proibir,a partir deste verão, a utilização do aditivo alimentar dióxido de titânio, que foi considerado perigoso para a saúde humana.

“A Comissão Europeia adotou hoje [dia 14 de janeiro] a proibição da utilização do dióxido de titânio (E 171) como aditivo alimentar. A proibição entrará em vigor decorrido um período transitório de seis meses. Ou seja, a partir do verão, o aditivo deixa de poder ser adicionado aos produtos alimentares”, de acordo com um comunicado do RAPID – boletim infornativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Segundo esse comunicado, “o dióxido de titânio era utilizado para conferir a cor branca a muitos alimentos, deste pastas para barrar a sopas, molhos ou suplementos alimentares”.

“Os Estados-Membros subscreveram por unanimidade a proposta da Comissão apresentada no outono, que se baseou num parecer científico da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, que concluiu que o E 171 já não podia ser considerado seguro quando utilizado como aditivo alimentar”, conclui o o comunicado em questão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.