[weglot_switcher]

Comissão Europeia propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A presidente da Comissão Europeia anuncia esta quarta-feira o envelope para o plano de recuperação europeia. O montante para o Fundo de Recuperação proposto pelo executivo comunitário supera a proposta franco-alemã.
27 Maio 2020, 11h15

O valor da proposta para o Fundo de Recuperação que Ursula Von der Leyen irá apresentar no final desta manhã no Parlamento Europeu já é conhecido: 750 mil milhões de euros. O montante é avançado pelo comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, numa publicação no Twitter.

“A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 milhões, que é acrescentando aos instrumentos já existentes”, escreveu o italiano na rede social, sem avançar mais detalhes, afirmando ser “uma viragem na Europa para enfrentar uma crise sem precedentes”.

A presidente da Comissão Europeia irá apresentar ao Parlamento Europeu, às 12h30 (hora de Lisboa), uma proposta para o Fundo de Recuperação e para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027. O jornal “Der Spiegel” avança que as verbas do Fundo de Recuperação serão distribuídas 500 mil milhões de euros através de subvenções e 250 mil milhões de euros através de empréstimos.

Na semana passada, Paris e Berlim apresentaram uma proposta para o Fundo de Recuperação de 500 mil milhões de euros, financiado por emissão de dívida pela Comissão Europeia e distribuído a fundo perdido através de subvenções. A proposta foi apoiada pelo Governo português, mas acolheu a resistência da Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca, que querem ver em troca implementadas reformas nos países que receberam os apoios.

(Atualizado às 11h32)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.