Comissão por amortização antecipada no crédito à habitação: saiba o que é e como funciona

Se está à procura de alternativas será aconselhável pedir soluções ao seu banco, mas também consultar o mercado e avaliar ofertas alternativas.

Na atual conjuntura, quem tem crédito à habitação e está confrontado com o aumento das taxas de juro estará certamente a avaliar formas de reduzir o seu impacto.

Se está à procura de alternativas será aconselhável pedir soluções ao seu banco, mas também consultar o mercado e avaliar ofertas alternativas.

Peça a FINE e compare a TAEG, taxa de juro, quanto vai pagar, o MTIC e avalie.

Perante uma proposta vantajosa e tendo em vista a transferência do seu crédito habitação para outro banco, deverá ponderar os cistos associados. Haverá bancos que suportam parcialmente esses custos, mas nada como esclarecer todas as dúvidas primeiro.

Chegados a esta situação deve ter ainda em consideração que para transferir o crédito à habitação vai ter de pagar uma comissão por amortização antecipada.

Num crédito à habitação, o valor máximo da comissão de amortização corresponde a:

  • 0,5% do capital reembolsado nos contratos com taxa de juro variável;
  • 2% do capital reembolsado se o contrato tiver uma taxa de juro fixa.

Numa situação em que tenha eventuais poupanças e pondere usá-las para amortizar total ou parcialmente o seu crédito à habitação, também irá ter de suportar esta comissão.

Saiba, contudo, que, se tiver crédito habitação a taxa de juro variável e quiser fazer uma amortização antecipada aguarde por 2023, para liquidar parte ou a totalidade do empréstimo ou transferi-lo para outro banco, pois estará isento de pagar comissão de amortização.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Recomendadas

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra. 

Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

O que é uma hipoteca e que cuidados deve ter?

A hipoteca pode ser uma solução para ver o seu crédito aprovado. Descubra se é vantajoso no seu caso e o que fazer, passo-a-passo.
Comentários