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Como a Seleção Nacional quer pôr os portugueses “a correr atrás dos seus sonhos”

Em entrevista ao “Jornal Económico”, Nuno Moura, diretor de marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destaca o trabalho de proximidade entre a FPF e a população para lá das quatro linhas.
29 Abril 2018, 10h30

A menos de dois meses do início do campeonato do mundo a Federação Portuguesa de Futebol criou um espetáculo musical infanto-juvenil, chamado “Conquista o Sonho”, com o objetivo de aproximar cada vez mais as seleções nacionais de várias modalidades desportivas da população portuguesa.

Nuno Moura, diretor de marketing da FPF, em entrevista ao “Jornal Económico” (JE) destaca essa proximidade.

Como surgiu a ideia de criar este musical?

Foi um projeto lançado pela Federação Portuguesa de Futebol em 2018, na sequência de um trabalho de proximidade da federação com a população, indo para lá das quatro linhas. É um projeto inovador e pioneiro a nível mundial. Depois de termos ganho o europeu em 2016, temos levado o troféu por todo o país e também às ilhas para mostrar às pessoas. Aliás, ainda agora quando fizemos os dois jogos particulares na Suíça levamos a taça, para também os emigrantes terem oportunidade de a ver.

O que pretende a Federação Portuguesa de Futebol com esta iniciativa do espetáculo musical?

O objetivo é inspirar os portugueses. Levá-los a acreditar em si próprios, a traçarem um plano para conquistarem os seus sonhos. E temos o exemplo de várias personalidades portuguesas que fizeram isso desde muito jovens e hoje têm carreiras de sucesso a nível internacional, como a Sara Sampaio (modelo), ou a Daniela Ruah (atriz).

De resto nós temos jogadores de várias seleções além do futebol que participam neste projeto, como por exemplo o Ricardinho no futsal e o Madjer, no futebol de praia.

Este musical infantil funciona como uma plataforma pedagógica que serve para passar os valores da seleção, como a ética, dedicação e o espírito coletivo. É a nossa marca de água. É fazer de um sonho a nossa realidade e para isso é preciso uma coisa, ação.

Qual tem sido o feedback dos jogadores em relação a esta iniciativa?

Os jogadores estão muito orgulhosos. Agrada-lhes serem uma plataforma pedagógica e poderem mostrar que são um exemplo para as crianças, mas principalmente sentem-se orgulhosos por poderem contribuir para a sociedade portuguesa e espero contar com muitos deles na antestreia do espetáculo. No fundo é a isso que este musical se resume. Para que as pessoas possam correr atrás dos seus sonhos.

Este projeto é também uma forma da federação internacionalizar a marca Portugal?

Portugal ao nível da familiaridade e dos resultados desportivos recentes, não só no futebol, mas também a conquista do europeu de futsal, já se tornou uma marca global, mas essa internacionalização deve-se ao trabalho feito fora de campo.

Estamos a chegar a um novo público, com seguidores de várias nacionalidades. Este primeiro vídeoclip [A Tua Seleção] já teve mais de 2,5 milhões de visualizações só nas redes sociais das seleções nacionais.

Acha que esta iniciativa da federação deveria ser seguida pelos clubes portugueses?

Alguns clubes portugueses já têm este género de plataformas pedagógicas. O importante aqui é ir sempre mais além da competição. Para fora das quatro linhas e claro que mais entidades sigam este nosso exemplo.

O espectáculo musical infanto-juvenil “Conquista o Sonho” tem antestreia marcada para o dia 21 de maio em local ainda a definir. No entanto, já existem datas e locais confirmados para a sua exibição.

Dia 2 de junho no Coliseu de Elvas

Dia 3 de junho no Centro de Artes e Espetáculos na Figueira da Foz

Dia 9 de junho na Arena de Évora

Dia 10 de junho no Fórum Braga

Dia 13 de junho na Altice Arena, em Lisboa

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