[weglot_switcher]

Como combinar fontes de energia sustentáveis? EDPR e Vestas mostram solução

Foi instalado um demonstrador híbrido eólico e solar fotovoltaico num parque eólico da EDP Renováveis em Espanha.
27 Março 2018, 15h55

A EDP Renováveis (EDPR) produziu em conjunto com a Vestas um demonstrador solar acoplado a uma turbina no parque eólico de Janda III, em Cádiz, de acordo com informação avançada pelas empresas.

O demonstrador explora uma forma de combinar fontes de energia sustentáveis face à crescente necessidade da indústria de produzir energia sustentável e de melhor integrá-la às redes energéticas.

Espera-se que o demonstrador aumente a produção anual de potência da turbina.

“A combinação do vento e da energia solar através da electrónica de potência da turbina e a utilização do seu conversor de larga escala implicam um menor número de conversores, pelo que há uma diminuição dos custos de equipamento e, consequentemente, do custo da energia”, informa o comunicado divulgado pelas empresas.

O projecto “demonstra também como a complementaridade das energias eólica e solar permite reduzir custos e oferecer uma produção de energia estável. O conhecimento adquirido irá acelerar a nossa estratégia de integração e de combinação de múltiplas fontes de energia renovável, visto o mercado estar a apostar em mais energia renovável para o futuro”, aponta o Vice-Presidente Sénior da Vestas e da área de Inovação e Conceitos, Bo Svoldgaard.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.