[weglot_switcher]

Como começar rapidamente a investir?

Ter uma carteira de ativos investidos de 300 mil euros é um valor demasiado elevado para a maioria das pessoas. No entanto, neste artigo, mostramos como conseguimos chegar rapidamente a este valor.
11 Fevereiro 2022, 11h45

No último artigo sobre FIRE escrevemos que para conseguir um rendimento de 1.000 euros por mês, deverá ter uma carteira de ativos investidos de 300 mil euros. É um valor demasiado elevado para a maioria das pessoas. No entanto, neste artigo, mostramos como conseguimos chegar rapidamente a este valor.

A importância da alavancagem

Conseguir poupar 300 mil euros é algo que não está ao alcance de todos. Ou melhor, até está, embora exija que tenhamos a capacidade de assumir riscos e de fazer mudanças nos nossos hábitos de consumo.

Se reparar, não dissemos na introdução que temos de poupar todo este dinheiro. Dissemos que temos de ter uma carteira de ativos investidos. E como conseguimos uma carteira desta dimensão de forma rápida? Simples, podemos recorrer à banca. Podemos pedir dinheiro emprestado para investir.

Mas pedir dinheiro emprestado para investir não é arriscado?

É natural que pense desta forma porque na maioria das vezes terá razão. Não recomendamos que peça dinheiro emprestado para investir na bolsa. Isto porque pode perder o seu capital de um dia para o outro. Aliás, temos muitos conhecidos que investem em CFD e outro tipo de ativos e que não só alavancam os retornos como alavancam as perdas. Dito de outro modo, quando dá para o torto perdem muito dinheiro.

Então podemos pedir emprestado para investir em quê?

A resposta passa por encontrar uma classe de ativos que nos dê alguma segurança e que permita recorrer a financiamento barato. E esta classe de ativos é o imobiliário. Ao pedir um crédito habitação para investir poderá pedir até 80% do valor emprestado e com um contrato de longo prazo (até 35 anos) e taxas próximas de 1% ao ano. Na prática, para ter um total de ativos de 300 mil euros precisará de poupar próximo de 50 mil euros-70 mil euros. E este valor já é mais atingível, especialmente porque começamos no primeiro imóvel, colocamos o capital a investir e reinvestimos os lucros.

Por onde começar?

Podemos comer um porco se o cortarmos às fatias. Certo? No caso dos investimentos é a mesma coisa. Deveremos começar pelo princípio, com uma estratégia bem definida. E ser consequentes. Podemos resumir o processo em algumas etapas:

·        Saber quanto queremos poupar, ou os nossos objetivos;

·        Saber quanto conseguimos poupar todos os meses;

·        Perceber a capacidade que temos de recorrer à banca, ou quanto o banco nos empresta;

·        Encontrar o primeiro imóvel para arrendamento;

·        Comprar e arrendar o imóvel;

·        Reinvestir as rendas e continuar a poupar.

Esta estratégia foi muito referida no nosso livro O Guia do Investimento Imobiliário, onde falamos de estratégias para rentabilizar o dinheiro nesta classe de ativos. Não dizemos que é fácil, mas sim que é possível. E prova disso são tantas investidores que acompanhamos e que percebem que o imobiliário é a solução para o seu desejo de acumulação de riqueza.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.