[weglot_switcher]

Como conseguir dinheiro para financiar o seu negócio

Existem vários ciclos de financiamento para quem deseja criar uma empresa.
12 Setembro 2016, 18h39

Existem vários ciclos de financiamento para quem deseja criar uma empresa.

1. O primeiro passo, e um dos mais comuns, entre os empreendedores portugueses é a chamada fase pré-seed ou fase da ideia, em que o dinheiro provém sobretudo dos 3F (family, friends and fools). Normalmente, estas empresas já têm um produto e estão à procura de financiamento – o valor depende do que se está à procura, mas pode ir dos 10 aos 70 mil euros.

2. Os projetos em fase seed já têm alguns clientes e estão à procura de financiamento para expandir a actividade. Business Angels e o Crowdfunding são algumas das opções. Os primeiros promovem e participam no desenvolvimento de projetos empresariais inovadores em diversos sectores, indústrias e geografias Segundo os especialistas, o ticket médio de investimento em Portugal pode ir dos 50 aos 250 mil euros. Já o crowdfunding é uma alternativa de financiamento colaborativo que conta com a ajuda da comunidade para doações anónimas.

3 e 4. Startup e Growth. Aqui já existe uma gama de produtos e uma base de clientes consolidada no mercado nacional. Os empreendedores procuram investimento para a expansão internacional. O capital de risco (VC) e os private-equity são mais formas de financiamento. O investimento chega aos vários milhões de euros.

5Venda. Possibilidade de venda da empresa a outra concorrente; IPO (Oferta Pública Inicial) – ações da empresa serem vendidas ao público em geral na Bolsa de Valores; MBO (Managemen Buy-Out ), uma operação que se traduz na tomada de controlo do capital de uma dada sociedade, que pode ser total ou parcial, pela equipa de gestão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.