Como Costa transformou a maioria absoluta numa tempestade política

Foi apenas há um ano, a 30 de janeiro de 2022, que o PS conquistou a maioria absoluta, mas o clima de instabilidade política voltou a pôr a dissolução da Assembleia da República na agenda política. A queda de popularidade está a preocupar os socialistas e o PSD já fala em eleições antecipadas. O Presidente afasta esse cenário, mas quer que o Governo corrija os erros e admite que “vai ponderando serenamente”.

Um ano depois de conquistar a maioria absoluta, no dia 30 de Janeiro de 2022, António Costa perdeu apoio popular e, ao contrário do que seria previsível, enfrenta um cenário de instabilidade criado por sucessivas demissões e polémicas no Governo.

O debate sobre a possibilidade de eleições antecipadas é o maior sinal de que a maioria absoluta, que resultou de uma crise política motivada pela ruptura na geringonça, não está a ser sinónimo de estabilidade, mas não é menos verdade que todos os indicadores apontam para a inexistência de uma alternativa sólida.

Com o Governo a tentar ultrapassar a crise política, apesar de não conseguir travar um clima de instabilidade, Marcelo Rebelo de Sousa veio, esta semana, garantir mais uma vez que está afastado o cenário de dissolução do Parlamento. “Neste momento”, disse o Presidente da República, na terça-feira, “é insensato pensar na dissolução do Parlamento.”

Leia a notícia na íntegra na edição do NOVO que está, desde este sábado nas bancas.

Relacionadas

Maiorias absolutas podem muito pouco contra maiorias sociais, diz Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu este domingo que as maiorias absolutas “podem muito pouco contra maiorias sociais”, acusando o executivo de uma “absoluta arrogância de quem não ouve o país”.

PremiumA “TAP é um ativo tóxico” para António Costa

O consultor que trabalhou com Costa, Sócrates e Cavaco Silva revela em livro estratégias de comunicação para eleições. Analisa o atual momento do país e a bomba atómica de Marcelo.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

PCP insiste e exige que Governo atualize também as pensões iniciadas no ano passado

O custo de vida continua a subir pelo que o PCP insiste que mesmo quem se reformou em 2022 deve ter direito às atualizações aplicadas em janeiro às demais pensões. Comunistas vão entregar projeto de resolução esta quarta-feira.

Duas pontes e expansão do Metro. Costa apresenta novos planos para a Margem Sul

O projeto Arco Ribeirinho do Sul vai englobar seis municípios e está prevista a expansão do Metro Sul do Tejo, construção de duas pontes, um novo terminal fluvial na Moita e o desenvolvimento do Passeio do Arco Ribeirinho Sul.
Comentários