Como devolver ou trocar uma peça de vestuário e em que condições é que o posso fazer? Saiba aqui

Em Portugal, a maior parte dos estabelecimentos comerciais permite a devolução com o reembolso ou a troca, com vista a fidelizar os seus clientes. Costumamos dizer que é um ato de cortesia da loja.

Antes de comprar um artigo, é importante conhecer a política de trocas e devoluções praticada pelas lojas. Na verdade, se comprou um artigo em bom estado, sem defeitos, os comerciantes não estão legalmente obrigados a aceitar uma devolução com o consequente reembolso ou uma troca sem defeitos.

Ao comerciante cabe decidir qual a forma de reembolso, se em dinheiro ou em vale de compras. Cada loja tem a sua política de devoluções e as suas condições específicas, assim como o prazo estipulado para tal, logo o consumidor deve indagar sobre estas questões práticas, sobretudo se estiver a comprar um artigo para oferecer.

Em Portugal, a maior parte dos estabelecimentos comerciais permite a devolução com o reembolso ou a troca, com vista a fidelizar os seus clientes. Costumamos dizer que é um ato de cortesia da loja.

Para trocar o artigo, o consumidor deve assegurar que este esteja no mesmo estado de conservação em que foi adquirido, acompanhado das etiquetas e pelos comprovativos de compra e de pagamento por conterem a data em que foi efetuada a aquisição, bem como a forma de pagamento.

No caso de compras à distância, como seja através da internet, o consumidor tem o direito de livre resolução do contrato e pode trocar ou devolver o artigo adquirido, sem uma justificação. Este direito ao arrependimento pode ser exercido até catorze dias, após a receção do artigo, devendo o consumidor contactar o vendedor e manifestar a sua vontade em devolver o artigo com o correspondente reembolso ou proceder à sua troca, sem custos acrescidos.

Salientamos que, se estiverem em causa diversos envios numa encomenda ou se o envio dos mesmos foi feito separadamente, os catorze dias iniciam-se a partir da data da última entrega, ainda que o consumidor pretenda devolver com reembolso ou trocar o primeiro artigo que tenha recebido.

Informe-se com a DECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Recomendadas

CRC do Banco de Portugal. Afinal, de que se trata?

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal que contém informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes.

É jovem e quer abrir a sua primeira conta bancária? Saiba aqui algumas dicas

Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efetuar transações.

80% dos que se despediram em 2022 arrependem-se da decisão, aponta estudo

O fenómeno que ficou conhecido como ‘a grande demissão’ resultou num grande arrependimento. 80% dos trabalhadores que largaram os seus empregos no ano passado gostaria de voltar atrás na decisão, revela um estudo da Paychex.
Comentários