[weglot_switcher]

Como é a vida numa cidade sem água

A Cidade do Cabo, a segunda maior da África do Sul, está a ser assolada pela pior seca no último século.
19 Fevereiro 2018, 07h05

“Nem imaginam o que consegui hoje! Consegui comprar água. 6 litros ao certo. Porque raio isso me faz feliz? Aqui em Cape Town, estamos a passar por uma dura crise. Aquilo a que chamamos o “Day Zero” aproxima-se: no dia 16 de Abril, deixará de haver água. A primeira grande cidade no mundo que está a ficar sem água”, contou Aurélie, uma mulher que vive na Cidade do Cabo, citada pela imprensa internacional.

Desde o inicio deste mês apenas é permitido gastar 50 litros de água por dia e o banho não pode ultrapassar os 90 segundos. De acordo com a agência EFE, a cidade sul-africana conseguiu adiar até junho o prazo para se esgotarem as suas reservas de água, graças a uma intensa redução do consumo, adiantaram as autoridades do país.

Se o ‘Dia Zero’ se concretizar os habitantes da Cidade do Cabo deverão abastecer-se nos 200 pontos de recolha de água, onde podem receber, no máximo, 25 litros de água por dia por cada pessoa.

A Cidade do Cabo conta agora com mais dois meses de margem até que a maioria da população fique sem água, adiando mais uma vez o ‘Dia Zero’, apontado para abril, como o primeiro dia em que os sul-africanos não teriam água nas torneiras.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só num duche de cinco minutos, gastam-se cerca de 100 litros de água.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.