[weglot_switcher]

Como está a reputação dos bancos? Santander e BPI resistem, CGD em queda

A Caixa Geral de Depósitos, que o ano passado ocupava o lugar mais alto do pódio, este ano não está sequer no top3 dos bancos com melhor reputação.
11 Abril 2017, 17h28

A OnStrategy, em parceria com a Corporate Excellence Foundation, acaba de apresentar os resultados da reputação do seu estudo, o Global RepScore Pulse, que avalia mais de 300 marcas em Portugal. No setor dedicado à banca, o banco espanhol Santander Totta ocupa o primeiro lugar, com 63,73 pts., seguida do BPI (61,42 pts.) e do Millennium BCP (56,73 pts.).

O Global RepScore Pulse é um estudo anual da OnStrategy em parceria com o Corporate Excellence Foundation que avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação das organizações e das marcas junto de vários stakeholders (publico em geral, empresários e diretores de empresas, jornalistas, líderes de opinião, professores universitários e analistas de mercado).

Desde 2008 em Portugal, o Global RepScore Pulse é desenvolvido anualmente em duas vagas (entre outubro e fevereiro, e entre maio e julho) e avalia o posicionamento e a reputação das marcas selecionadas espontaneamente; as marcas que passam o filtro da notoriedade espontânea são posteriormente auditadas qualitativa e quantitativamente em dimensões emocionais (posicionamento, admiração, confiança, preferência e recomendação) e em dimensões racionais (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, performance de negócio e financeira, governo e ética, liderança e visão).

Em Portugal estão mapeadas mais de 300 organizações e marcas selecionadas por um painel de mais de 40 mil cidadãos que avalia as mesmas de acordo com a tabela de excelência.

“No que respeita ao sector da banca, temos assistido a grandes alterações e se era verdade que os clientes (privados e empresariais) do sector associavam até há poucos anos atrás uma enorme importância reputacional às dimensões de “produto e serviço” e “inovação e diferenciação”, a verdade é que as constantes crises vividas, em particular a crise do BES, veio alterar este cenário e, atualmente, os stakeholders preocupam-se com as dimensões de “governo e ética” e “visão e liderança”.

Nesta convulsão de perceções, o destaque reside nas marcas Santander Totta e BPI que, não só resistiram ao efeito contaminador do sector como registaram crescimento e reforço dos seus índices reputacionais, em particular nestas dimensões com maior peso”, refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, acrescentando ainda que “há que notar que a Caixa Geral de Depósitos, que o ano passado ocupava o lugar mais alto do pódio, este ano não está sequer no top3 dos bancos com melhor reputação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.