[weglot_switcher]

Como lidar com o aumento dos preços dos produtos e da prestação de crédito à habitação

A DECO, no âmbito do seu gabinete de proteção financeira, já foi contactada no decorrer deste ano por cerca de 10 mil famílias. Maior parte destas, procuram por soluções para evitar o sobre-endividamento. 
30 Junho 2022, 06h45

Vivemos tempos de grande incerteza financeira, com a subida da inflação, das taxas de juro, do preço da energia, do aumento dos combustíveis, dos bens alimentares, mas o que não aumenta é os rendimentos do consumidor.

As famílias já começam a ter consciência de que as suas prestações de crédito à habitação vão aumentar e a preocupação é saber quanto e se vão conseguir ter capacidade para suportar esse aumento.

A DECO, no âmbito do seu gabinete de proteção financeira, já foi contactada no decorrer deste ano por cerca de 10 mil famílias. Maior parte destas, procuram por soluções para evitar o sobre-endividamento.

Segundo foi possível constatar, atendendo a estes contactos, 76% destas famílias apresentam apenas dois salários mínimos, totalizando cerca de 1.100 euros por agregado. Mas, também segundo estes, em média cada família tem cerca de cinco créditos, com custos mensais de 800 euros, fora as compras de supermercado, serviços essenciais, entre outros…

A taxa de esforço dos consumidores o recomendado é de 35%, mas maior parte daqueles que contactam a DECO já apresentam uma taxa de 78%, sendo um risco para garantir estabilidade e qualidade de vida.

Soluções? Fazer o orçamento mensal é uma grande ajuda para avaliar onde é possível poupar mais, com vista à redução de custos. Depois, contactar a sua instituição de crédito e pedir uma simulação de quanto irá aumentar o custo a pagar pelo crédito, atendendo à subida das taxas. Neste momento, é importante avaliar a necessidade de reestruturar e negociar com a instituição uma baixa do spread ou a diminuição do valor da sua prestação mensal, caso se aperceba que não consegue fazer face às suas despesas mensais.

O importante é não desistir e procurar por ajuda atempadamente. Se precisar de auxílio contacte a DECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.