Como medir o foco do estudante durante a aula? Investigadores de Aveiro têm solução

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um sistema informático capaz de monitorizar o foco de cada um dos estudantes ao longo de uma aula.

O sistema engloba uma câmara instalada na sala para captar toda a plateia ao longo da aula, sendo a imagem continuamente enviada para um servidor que deteta e reconhece as caras dos alunos. Estas podem ser previamente registadas no sistema, atribuindo-lhes a identificação real, ou reconhecidas em tempo real, associando um ID virtual a cada aluno. Depois de todas as caras estarem identificadas, o servidor extrai os dados necessários para estimar o foco com que os estudantes estão ao longo da sessão.

O trabalho permitirá ao professor, por exemplo, perceber em que partes da aula não conseguiu prender o olhar dos alunos e corrigir, na aula seguinte, a prestação, explicam os investigadores.

Para além das aulas, o método desenvolvido na UA poderá entrar em ação em congressos, palestras ou em qualquer outro tipo de acontecimento com público e oradores.

O sistema explora a forte ligação existente entre a posição da cabeça e o foco. Segundo um estudo realizado pelo Instituto alemão de Tecnologia de Karlsruhe e pela Universidade norte-americana de Carnegie Mellon, a pose da cabeça contribui em 88,7% para o foco de um participante.

“O sistema calcula a pose da cabeça de cada pessoa utilizando um conjunto de características retiradas da face, previamente detetada na imagem, por forma a estimar para onde estão a olhar”, explica Daniel Canedo que, juntamente com António Neves, investigadores do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA), é responsável pela investigação.

Daniel Canedo esclarece, por seu turno: É importante mencionar que o nosso sistema não é capaz de estimar a atenção da plateia, mas apenas o seu foco. A atenção é algo complicado de se estimar, visto que um participante pode olhar para o orador ou para os conteúdos projetados durante toda a aula, o que indicaria estar atento, mas a sua mente pode estar a divagar noutros pensamentos.”

Recomendadas

Saiba como poupar água

O consumidor tem de ser responsabilizado pelo uso que faz da água e aprender a valorizá-la. Em Portugal, de acordo com o relatório anual dos serviços de águas e resíduos em Portugal (RASARP 2020), da ERSAR de 2020, são desperdiçados 188 mil milhões de litros de água nas redes de abastecimento.

Dia Mundial da Água. Como poupar água em casa?

Neste Dia Mundial da Água a UCI Portugal deixa algumas dicas para poupar água em casa.

CGD e PayPal avançam com parceria para os pagamentos digitais

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de estabelecer uma parceria com a PayPal, a fintech líder mundial em pagamentos digitais. Em resultado desta parceria, na aplicação Caixadirecta, os clientes podem agora associar os cartões de pagamento da Caixa à carteira digital da PayPal.
Comentários