Como posso diminuir a fatura da eletricidade?

Sabemos que, em média, a iluminação doméstica representa cerca de 10% do consumo de eletricidade. Portanto, aconselhamos os consumidores a verificar as lâmpadas da sua casa. Uma iluminação eficiente é muito mais do que apenas uma questão de substituir lâmpadas “tradicionais” por outras que economizem energia. 

A sua fatura de eletricidade é muito elevada? Como pode diminuir esses valores? A DECO deixa-lhe algumas recomendações.

Sabemos que, em média, a iluminação doméstica representa cerca de 10% do consumo de eletricidade. Portanto, aconselhamos os consumidores a verificar as lâmpadas da sua casa. Uma iluminação eficiente é muito mais do que apenas uma questão de substituir lâmpadas “tradicionais” por outras que economizem energia.

O objetivo da iluminação eficiente é alcançar o nível de iluminação necessário para uma determinada área com gasto mínimo de energia possível. Indicamos-lhe algumas dicas para o ajudar a gastar menos na iluminação:

  • Tente manter apenas as luzes da sala onde estiver acesas e não se esqueça de as desligar sempre que saía desse local.

 

  • Abra as cortinas e aproveita a luz natural. Assim evitará acender as luzes com tanta frequência. Experimente, por exemplo, colocar a mesa de trabalho ou de leitura perto de uma janela.

 

  • Acenda somente as luzes fundamentais. Seguindo a ideia do ponto anterior, a luz posicionada por cima da mesa de trabalho.

 

  • Escolha lâmpadas LED que consomem pouca eletricidade e duram cerca de 40.000 horas. Uma lâmpada LED usa até 80% menos eletricidade do que um incandescente e pode durar até dez vezes mais.

 

  • As diferentes cores das lâmpadas correspondem a diferentes temperaturas que afetam a nossa sensação de bem-estar e o nosso desempenho. Portanto, é significativo ter diferentes luzes e temperaturas de acordo com a exigência. A luz mais fria (4.000 K a 8.000 K) é adequada para o local de trabalho, enquanto a luz quente (≈ 2.700 K) é mais adequada para salas de estar e, sobretudo, para os quartos.

Consulte a plataforma ACT4ECO para retirar mais conhecimento sobre a eficiência energética.

A DECO apresenta um Gabinete de Aconselhamento de Energia onde pode analisar detalhadamente o seu problema, ajuda-lo a gerir melhor o seu consumo de energia e informar-lhe, inclusivamente, sobre medidas de apoio a que poderá recorrer.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários