[weglot_switcher]

Como ver filmes Blu-ray no Windows 10

O Windows 10 não inclui suporte para usar discos Blu-ray directamente, mas há várias formas de contornar o problema.
28 Agosto 2020, 08h05

Depois das fitas VHS veio o DVD, uma das tecnologias de imagem que mais depressa se espalhou pelas casas de todos nós. Com o advento da TV em alta definição, o DVD foi substituído pelos discos Blu-ray. Que agora estão a ser substituídos pela conveniência dos serviços de streaming.

Quem tem colecções de discos Blu-ray com filmes ou séries de TV e um computador com Windows 10, já deve ter reparado que o sistema operativo da Microsoft não tem nenhuma funcionalidade que permita usá-los. Mas não dê para reciclagem já. Existem várias formas de os continuar a usar, mesmo em Windows 10.

Conversão

Estão disponíveis vários programas gratuitos que lhe permitem passar o conteúdo dos discos Blu-ray para ficheiros digitais, que depois podem ser lidos directamente pelo software incluído no Windows.

Dois deles chamam-se MakeMKV e Handbrake. E são usados em conjunto para criar um ficheiro .MKV que depois poderá ser lido pelo ‘Filmes e programas de TV’, o leitor integrado no Windows.

O processo é simples: primeiro usa o MakeMKV para ler os dados que estão nos discos Blu-ray para o seu computador e depois usa o Handbrake para os comprimir para um tamanho mais aceitável. Isto porque, muitas vezes, um filme gravado num Blu-ray pode chegar facilmente aos 50 GB.

No segundo passo, deve ter atenção à compressão para que não perca muita qualidade. O Handbrake inclui um conjunto de perfis adaptados a vários dispositivos e tamanhos de ecrã de forma a obter os melhores resultados possíveis. No entanto, pode editá-los, se não gostar do resultado.

A regra geral é: quanto mais comprimir, menor será a qualidade da imagem.

Se não quiser converter

Se não quiser perder tempo a converter a sua colecção de filmes em Blu-ray, existem alternativas.

A primeira é um dos programas de reprodução de vídeo que pode usar sem ter de gastar um cêntimo: o VLC.

VLC
VLC

Embora seja o rei da versatilidade, suportando a maioria dos formatos de vídeo que existem no universo conhecido, o VLC não reproduz discos Blu-ray sem se fazerem algumas configurações.

Outra alternativa, que também é gratuita é o Leawo Blu-ray. Também é compatível com DVD, é um leitor de Blu-ray competente, mas não oferece todas as funcionalidades que existem num leitor completo.

PowerDVD

Do lado do software completamente comercial, existe o PowerDVD 20 da Cyberlink, que suporta DVD, Blu-ray, Blu-ray 3D, Blu-ray a 4K, imagens HDR e reprodução a taxas de actualização do ecrã mais altas.

Pode ainda reproduzir DVD e Blu-ray a partir de ficheiros ISO, por isso, se já passou alguns discos de físico para digital pode usá-los sem problemas.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.