Companhia aérea JetBlue vai comprar Spirit Airlines por 3,8 mil milhões de dólares

A aquisição, que ainda tem que ser aprovada por reguladores, irá tornar a JetBlue a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos, removendo do mercado uma companhia ‘low cost’ rival, que se encontrava em crescimento.

A JetBlue Airways chegou a um acordo de 3,8 mil milhões de dólares (cerca de 3.72 mil milhões de euros) para comprar a Spirit Airlines.

A aquisição, que ainda tem que ser aprovada por reguladores, irá tornar a JetBlue a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos, removendo do mercado uma companhia ‘low cost’ rival, que se encontrava em crescimento.

O acordo, anunciado na manhã da passada quinta-feira, encerra uma ‘guerra’ que durava há meses entre as duas companhias aéreas, ocorrendo horas depois da Spirit desistir dos planos de se juntar à parceira ‘low cost’ Frontier Airlines. A Spirit não teve o apoio dos acionistas para obter a aprovação da fusão da Frontier.

A aquisição da Spirit pela JetBlue deixaria a Frontier como a maior companhia aérea ‘low cost’ nos EUA.

Os executivos da JetBlue dizem que a compra da Spirit aceleraria o seu crescimento, dando-lhe acesso a mais jatos e pilotos da Airbus e ajudando-a a competir com grandes companhias aéreas como a American, Delta, United e Southwest, que controlam a maior parte do mercado dos EUA.

A companhia aérea com sede em Nova Iorque planeia reformar os aviões amarelos da Spirit com interiores mais amplos, ao estilo da JetBlue, com telas nos encostos dos bancos e mais espaço para as pernas.

A JetBlue disse que pagará 33,50 dólares por ação em dinheiro pela Spirit, incluindo um pré-pagamento de 2,50 dólares por ação se os acionistas da Spirit aprovarem o acordo e uma taxa de 10 centavos por mês a partir do próximo ano até o negócio ser fechado

Recomendadas

Supremo decide a favor de sindicato e TAP terá de pagar 50 milhões

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) confirmou esta sexta-feira que foi notificado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu a seu favor numa ação judicial que custará mais de 50 milhões de euros à TAP.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Escassez de trabalhadores no turismo? AHRESP apresenta nove medidas para resolver o problema

Desde a criação de estratégias criativas para atrair e reter profissionais à elaboração de um ‘Livro Verde do Mercado do Trabalho HORECA’, conheça as medidas apresentadas pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Comentários