A JetBlue Airways chegou a um acordo de 3,8 mil milhões de dólares (cerca de 3.72 mil milhões de euros) para comprar a Spirit Airlines.
A aquisição, que ainda tem que ser aprovada por reguladores, irá tornar a JetBlue a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos, removendo do mercado uma companhia ‘low cost’ rival, que se encontrava em crescimento.
O acordo, anunciado na manhã da passada quinta-feira, encerra uma ‘guerra’ que durava há meses entre as duas companhias aéreas, ocorrendo horas depois da Spirit desistir dos planos de se juntar à parceira ‘low cost’ Frontier Airlines. A Spirit não teve o apoio dos acionistas para obter a aprovação da fusão da Frontier.
A aquisição da Spirit pela JetBlue deixaria a Frontier como a maior companhia aérea ‘low cost’ nos EUA.
Os executivos da JetBlue dizem que a compra da Spirit aceleraria o seu crescimento, dando-lhe acesso a mais jatos e pilotos da Airbus e ajudando-a a competir com grandes companhias aéreas como a American, Delta, United e Southwest, que controlam a maior parte do mercado dos EUA.
A companhia aérea com sede em Nova Iorque planeia reformar os aviões amarelos da Spirit com interiores mais amplos, ao estilo da JetBlue, com telas nos encostos dos bancos e mais espaço para as pernas.
A JetBlue disse que pagará 33,50 dólares por ação em dinheiro pela Spirit, incluindo um pré-pagamento de 2,50 dólares por ação se os acionistas da Spirit aprovarem o acordo e uma taxa de 10 centavos por mês a partir do próximo ano até o negócio ser fechado