Compra da Activision pela Microsoft levanta dúvidas ao regulador britânico

O regulador britânico publicou esta quarta-feira a sua decisão provisória sobre a compra da Activision pela Microsoft, avança a “CNBC”, afirmando que a aquisição pode resultar em preços mais elevados, menos opções e menos inovação.

1 – Microsoft

O regulador britânico considera que a aquisição da gigante de videojogos Activision Blizzard pela Microsoft, no valor de 69 mil milhões de dólares, pode penalizar a concorrência no mercado de jogos do Reino Unido e que poderá agir para bloquear a operação.

De acordo com a “CNBC”, o regulador publicou esta quarta-feira a sua decisão provisória sobre este negócio, anunciado há cerca de um ano, afirmando que a aquisição levanta dúvidas ao nível da concorrência e que poderá resultar em preços mais elevados, menos opções e menos inovação.

Num aviso enviado a ambas as partes, indica um conjunto de remédios que pode vir a exigir à Microsoft, nomeadamente vender o negócio relacionado com o popular franchise “Call of Duty”, alienar determinados segmentos da Activision ou mesmo pôr fim ao negócio.

A Microsoft e a Activision Blizzard têm agora até 22 de fevereiro para responder ao regulador, que deverá anunciar a sua decisão final a 26 de abril. A investigação aprofundada ao negócio arrancou no início de setembro de 2022.

Este negócio está a ser analisado no Reino Unido, mas também nos EUA e na Europa. A “Reuters” avançou, em meados de janeiro, que a Comissão Europeia estava a preparar um documento no qual apontava as preocupações em torno deste negócio. A Activision criou títulos conhecidos como o “Warcraft”, “Call of Duty” ou “Candy Crush”.

A Microsoft apresentou no mês passado os resultados do último trimestre do ano passado, que revelaram uma descida dos lucros de 12% para 16,43 mil milhões de dólares, refletindo a incerteza económica que já levou a empresa a despedir 10 mil trabalhadores.

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