Compra de carros importados está a cair e a deixar comerciantes preocupados

Os clientes estão a “adiar a compra” por causa do endividamento e da indefinição em torno do ISV, segundo o jornal “Público”.

A compra de carros importados em Portugal está a cair a pique, e os comerciantes do setor automóvel começam a ficar preocupados, noticia o jornal “Público” na edição desta segunda-feira, dia 16 de dezembro.

De acordo com as fontes ouvidas pela mesma publicação, os clientes “estão a adiar a compra” por causa do endividamento das famílias, que dificulta o acesso ao crédito, e da indefinição em torno do Imposto sobre Veículos (ISV) – depois de a Comissão Europeia exigir ao Governo alterações no imposto.

A retração está a afetar sobretudo o mercado dos usados, que apresentou em novembro uma quebra de 36% em termos nominais. O diário refere ainda que, até ao último dia 14 de dezembro, tinham sido emitidas 796 matrículas para carros importados usados.

“Noto alguma relutância dos clientes em fazer negócio”, admitiu ao “Público” José Lopes, comerciante de carros importados em Braga. “De agosto para cá, tenho sentido um abrandamento. Houve uma fase em que se vendeu muito, mas agora nota-se uma diferença acentuada, não tanto nos carros mais recentes, mais nos carros com alguma idade e topos de gama”, explicou.

Relacionadas

Renting: Flexibilidade para acompanhar tempos de constante mudança

No universo do renting em Portugal, a oferta está cada vez mais orientada para soluções que apoiam os empresários na gestão diária dos seus negócios, permitindo-lhes ‘experiências’ que se adaptam às constantes exigências do mercado.

Condução autónoma dá prémio internacional de inovação a investigadora da UMinho

Inês Rito Lima venceu a3ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia. “É uma grande realização pessoal”, afirmou a investigadora.
Recomendadas

Transição climática é prioridade para grandes empresas

Sonae, CTT, NOS e Altri têm estratégias consolidadas no combate às alterações climáticas e querem com as suas práticas influenciar toda a cadeia de valor. O JE foi conhecer as metas traçadas e as medidas para as atingir.

Vila Galé Collection Braga considerado o hotel mais marcante da Europa nos ‘Óscares do Turismo’

Com um investimento de oito milhões de euros, o Vila Galé Collection Braga resulta da reconversão do complexo do antigo hospital de São Marcos, que estava desocupado desde 2011, permitindo assim a requalificação de um imóvel de interesse público, datado de 1508.

Grupo Stellantis e DST Solar nas Agendas Mobilizadoras

A inovação verde para a indústria automóvel passa pelas Agendas Mobilizadoras. O ISQ&CTAG irá investir 6,2 milhões de euros.
Comentários