[weglot_switcher]

Compras de eletricidade a Espanha atingem 2º valor mais alto de sempre. Barragens não produziam tão pouco há mais de 30 anos

Seca provoca aumento da importação que, por sua vez, provocou uma queda na produção a partir de gás natural. Já as vendas de gás para Espanha atingiram o valor mais alto de sempre.
2 Junho 2023, 16h49

As compras de eletricidade a Espanha atingiram o segundo valor mais elevado de sempre entre janeiro e maio deste ano. Nos primeiros cinco meses do ano, foram comprados um total de 4.026 gigawatts hora (GWh) a Espanha. Este valor foi superado apenas há um ano, com um total de 4.402 GWh. É o segundo ano consecutivo que foi atingido um recorde nas compras luso-hispânicas.

Os dados foram divulgados hoje pela Redes Energéticas Nacionais (REN) e demonstram que a falta de água em Portugal tem contribuído para o aumento das compras.

Em termos de produção de energia versus a média histórica (equivale a 1), em maio, o índice de produtibilidade das barragens atingiu 0,28, o “mais baixo desde 1992”, com o regime hidroelétrico a manter-se seco. Já as eólicas e fotovoltaicas atingiram 1,14 e 1,09. “Nestas condições, a produção renovável abasteceu 49% do consumo, a não renovável 17%, enquanto os restantes 34% corresponderam a energia importada”, segundo a REN.

Entre janeiro e maio, o índice de produtibilidade hidroelétrica voltou a estar bem abaixo da média histórica (0,76), com a eólica nos 0,94 e a solar acima da média histórica (1,17).

Em termos de renováveis, a produção de energia verde abasteceu 63% do consumo até maio: eólica a liderar com 26%, seguida da hidroelétrica com 25%, a solar fotovoltaica com 7% e a biomassa com 6%.

A produção de eletricidade a partir de gás natural abasteceu 18% do consumo, com os restantes 19% a terem origem na eletricidade espanhola, como já mencionado.

Em maio, o consumo de eletricidade recuou 2% face a período homólogo, com o consumo desde janeiro a cair 0,2%. No mercado de gás natural, o consumo recuou 25% em maio, devido, principalmente, a uma quebra de 53% no consumo de gás para a produção de eletricidade (a forma mais cara de produzir eletricidade), “devido fundamentalmente à importação de eletricidade registada”.

Em destaque também está o facto de as exportações de gás natural para Espanha atingiram 1.561 GWh em maio, o valor mensal mais elevado de sempre. O abastecimento é feito integralmente a partir do terminal de GNL de Sines.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.