[weglot_switcher]

Compras em segunda mão. Eis os cinco estilos diferentes de consumidor

A economia circular reflete-se de forma diferente nas pessoas. Desde o ambientalista ao colecionador, do vintage ao ambientalista, existem cinco tipos de compradores de produtos usados e cada um procura uma diferente gama de produtos e negócios.
22 Maio 2023, 17h18

O modelo de economia circular, proposto por muitos especialistas como sendo parte da solução para os desafios ambientais, tem cada vez mais adeptos portugueses. Uma das tendências passa, por exemplo, pela venda e compra de artigos e roupa em segunda-mão.

A Cash Converters, que trabalha com a compra e venda de artigos em segunda mão, elaborou um estudo onde identifica os cinco tipos de consumidores que se destacam no que diz respeito a esta prática de consumo.

O primeiro, diz a empresa, é o consumidor vintage. É aquele que procura peças com história, em busca por conseguir um estilo sem igual. Recorre à segunda mão para diferentes tipos de compras, desde a decoração da sua casa até aos seus óculos.

Segue-se o colecionador, refere a marca. Este consumidor visita lojas em busca por artigos raros que possam ajudar a alimentar as suas coleções, que podem focar-se nos mais variados produtos.

O próximo, lê-se, é o ambientalista, sendo a economia circular uma das grandes prioridades destes consumidores.

Outro tipo de consumidor ainda – e que vem crescendo com as dificuldades financeiras já sentidas por algumas famílias – é o poupado. Opta por produtos usados e em alguns casos quase como novos, mas a preços mais acessíveis. No caso da tecnologia, é possível encontrar produtos usados, mas ainda assim recentes, ao preço de produtos novos mais antigos.

Por fim, surge o minimalista. Este adota um estilo de vida mais simples, que dá pelo mesmo nome, com o mote de que “menos é mais”, que significa uma intenção de redução dos bens materiais de que dispõe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.