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Comunicações do Norte à lupa. Sucesso das chamadas é de 96% em três operadoras, avalia Anacom

A Vodafone apresentou os melhores desempenhos em ‘download’ nesta região, com ritmos médios de 46,53 Megabits. A NOS ganhou na duração de transferências de páginas web, com uma média de 6,5 segundos, concluiu o regulador.
7 Maio 2020, 15h34

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) avaliou a qualidade do serviço de comunicações móveis no Norte (NUTS II), depois de o ter feito com o Alentejo, e concluiu que os sistemas analisados apresentaram, em média, “boa cobertura” rádio GSM (2G) e “adequada” cobertura rádio UMTS e LTE (3G e 4G, respetivamente).

Ainda assim, o regulador das comunicações verificou diferenças entre as áreas urbanas – na generalidade as predominantemente rurais tiveram um pior desempenho – e as operadoras analisadas (MEO, NOS e Vodafone). Por exemplo, a Vodafone foi a empresa de telecomunicações que teve melhor classificação na tecnologia terceira geração e que apresentou as melhores performances de downloads, com ritmos médios de 46,53 Mbps (Megabits).

No serviço de voz, todo os membros do trio de ‘telecoms’ tiveram uma boa avaliação, mas registaram “uma acentuada degradação” nas zonas mais rurais, inclusive nas “capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas”, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira. “Para o indicador acessibilidade de serviço, os operadores registam níveis de sucesso no estabelecimento de chamadas de voz superiores a 96%, não se observando diferenças estatisticamente significativas entre si”, refere o estudo da entidade liderada por João Cadete de Matos.

O documento refere ainda que, para cada operadora, mais de 93,6% das medições realizadas apresentam níveis de sinal em patamares de cobertura rádio “muito boa” ou “boa” e que as transferências de ficheiros nesta região também se fazem a um ritmo adequado. Porém, na duração de transferências de página web, destacou-se a NOS, com nível médio de 6,5 segundos.

O estudo, que envolveu os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, Aveiro, Guarda e Viseu, pôs à lupa os serviços móveis de voz e dados em 86 municípios, abrangendo 21,3 mil quilómetros (23% da superfície terrestre de Portugal). O trabalho de campo decorreu entre os dias 3 e 13 de fevereiro, tendo sido realizadas 952 chamadas de voz, 6.475 sessões de dados e 578.712 medições de sinal rádio.

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